Harmonização Vinho e Comida – Massa cremosa com confit de tomate e queijo de cabra fresco harmoniza com quais vinhos?

20 de abril de 2018 por Elmano Marques

MASSA DEF

Os vinhos ideais para harmonização são os tintos de Cabernet Franc de Chinon, no Vale do Loire, na França; se a opção for por vinhos do Novo Mundo, os Cabernets Franc argentinos podem ser uma boa escolha.

Vinho e Música – I Give Up por Leonie Meijer

20 de abril de 2018 por Elmano Marques

A canção  I Give Up interpretada  por Leonie Meijer pede para harmonizar um tinto de Cabernet Franc argentino, muito bem elaborado.

Essas enólogas incríveis e seus vinhos maravilhosos (X)

20 de abril de 2018 por Elmano Marques

MAYTE DEF

Barón de Ley é uma bela vinícola localizada em um antigo mosteiro de Mendavia, na fronteira entre La Rioja e Navarra. Convertido em um “templo do vinho” em meados da década de 1980, foi nessa época que começaram a plantar suas videiras. Um vinhedo que começou com menos de 100 hectares e ao qual outros hectares foram adicionados. como Monte Araoz e Monte Jiménez em Mendavia,  100 hectares. de vinhas velhas no Cenicero (Rioja Alta), mais recentemente Los Almendros em Ausejo Carboneras, localizada a 850 m. de altitude. Mayte Calvo é sua enóloga desde 2009. Bacharel em Química e com uma carreira profissional que começou como professora de bioquímica e práticas de Microbiologia Enológica na Universidade de La Rioja, ela é a hoje  responsavel por modernizar uma linha de vinhos (com enfoque em crianças e reservas, muito a la Rioja) e criar uma linha de monovarietais única dentre os vinhos da Rioja.

BARON DEF

Barón de Ley Finca Monasterio

De cor cereja intensa, o olfativo é  dominado por aromas de frutas em compotas e madeiras balsâmicas com lembranças de infusões e chá, coco, notas lácteas, cacau e especiarias. Na boca tem uma ótima estrutura, saborosa, equilibrada e elegante.

Inaugurado na Espanha, o WineBank, um clube para amantes do vinho

20 de abril de 2018 por Elmano Marques

BANK DEF

Depois de abrir sete unidades na Alemanha, Áustria e Suíça, o wineBANK, um clube para entusiastas do vinho que lhes permite armazenar as suas garrafas à temperatura e humidade ideais, foi inaugurado em Palma de Maiorca, na Espanha. O espaço inovador, localizado em um palácio histórico da cidade, na Rua Concepció, foi adaptado para abrigar cerca de 4500 gaqrrafas de vinho,e vários espaços para reuniões e degustações, é o primeiro de vários que a rede wineBANK pretende abrir na Espanha. O conceito foi idealizado em 2009 pelo enólogo alemão Christian Ress, na mesma vinícola de sua família na região de Rheingau. A Ress decidiu abrir novas unidades depois de verificar o sucesso desta ideia, que permite aos clientes armazenar vinhos e degusta-los em perfeitas condições, tudo num espaço concebido para satisfazer e apreciar o vinho. Membros do clube podem acessar os diferentes locais do wineBANK em todo o mundo, a qualquer hora e em qualquer dia do ano e, mesmo que não tenham seus próprios compartimentos  e vinhos (por exemplo, porque estão em um país estrangeiro), eles podem ter acesso a vinhos escolhidos pela equipe profissional do clube que pode degustá-los nesses espaços..

Moonwalker Wine: vinho é um tributo as missões Apollo, da NASA, autografado pelos astronautas que pisaram na lua

20 de abril de 2018 por Elmano Marques

MOON DEF

O Moonwalker é um vinho boutique que homenageia três dos cinco astronautas vivos que caminharam na lua. O vinho é um Cabernet Sauvignon 2015 de um único barril, fruto de uma parceria  entre o Museu Espacial Cosmosphere, no Kansas, e a Holman Cellars, uma pequena micro vinícola familiar em Napa Valley. O rótulo branco apresenta as fases da lua em prata ao lado dos autógrafos dos astronautas
Parte do lucro das  vendas será revertido ao Cosmosphere International Science Education Center e Space Museum, em Hutchinson, Kansas. Um suprimento limitado de garrafas de 1,5 litros e 750 ml é autografado por Charlie Duke e Alan Bean. As assinaturas digitalizadas de Harrison Schmitt, Charlie Duke e Alan Bean também estão disponíveis em garrafas de 1.5L e 750ml.

Fonte: http://www.collectspace.com/

Harmonização Vinho e Comida – Linguine com vieiras, tomates secos e nozes harmoniza com quais vinhos ?

19 de abril de 2018 por Elmano Marques

VIEIRAS COM LINGUINE DEF

Os vinhos ideais para harmonização são os brancos Tocai Friulano do nordeste da Itália

Vinho e Música – L’amour en solitaire por Juliette Armanet

19 de abril de 2018 por Elmano Marques

A canção L’amour en solitaire interpretada por Juliette Armanet pede para harmoniza um Côte Rôtie , da melhor qualidade.

Essas enólogas incríveis e seus vinhos maravilhosos (IX)

19 de abril de 2018 por Elmano Marques

CF DOIS

França = Caroline Frey

Caroline Frey é no mínimo talentosa. Ela é uma ex-campeã de equitação, uma talentosa pianista e uma maratonista de montanha. Mas a coisa que o mundo mais aprecia é sua habilidades como enóloga. Desde que se formou e foi oradora do Instituto de Enologia da Universidade de Bordeaux, em 2003, ela vem agitando a comunidade vinícola francesa. É hoje a responsável pelas propriedades de sua família além de enóloga renomada do Château La Laguna, um Haut-Médoc Troisième Cru Classé de 1855, da prestigiosa Maison Paul Jaboulet Aîné, que produz ícones do Vale do Rhône (Hermitage La Chapelle, o Côte Rôtie Les Jumelles e o o Condrieu Les Cassines) e do Château Corton, na Borgonha, Também trabalhou para instituir práticas orgânicas e biodinâmicas em seus vinhedos, que ela acredita proteger os trabalhadores de substâncias químicas nocivas, aumentar a biodiversidade em as vinhas e, crucialmente, criar vinhos de maior qualidade. “O terroir tem que ser vivo para dar uma boa expressão às uvas e aos vinhos”, diz ela. “E, é claro, é importante cuidar bem das pessoas nas vinhas.”

CHATEAU LA LAGUNE

Château La Lagune

Um blend  de  Merlot, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot, o La Lagune já possui um bouquet expressivo com amora madura, mirtilo, cedro e tabaco com boa claridade e brilho. O paladar é simples e clássico Cabernet com lindos frutos pretos tingidos de sabor salgado, boa acidez, muito harmonioso e natural para o final.

Os vinhos pelos quais Iniesta deu adeus ao Barcelona

19 de abril de 2018 por Elmano Marques

INIESTA DEF

O vinho foi, ao que tudo indica, o fator chave na decisão do jogador em deixar o clube catalão. Depois de quase 14 anos jogando na equipe catalã e aos 33 anos, Andrés Iniesta decidiu dar um outro rumo a sua carreira. Uma carreira que continuará ligada ao futebol, mas não na Europa, mas na Ásia, especificamente na China. Um país que, aparentemente, aprecia de forma especial o vinho da Bodegas Iniesta. Desta forma, o jogador permanecerá ligado ao esporte que lhe deu tantos sucessos e complementará seu trabalho com a paixão da família impulsionando a exportação dos produtos da vinícola para a China. O ex-jogador do F.C Barcelona teria assinado um contrato milionário para comercializar sua marca no país asiático. Um acordo que significaria a venda de dois milhões de garrafas por ano no mercado chinês.

Fundación Vivanco e Biblioteca Nacional de España lançam site sobre Cultura do Vinho

19 de abril de 2018 por Elmano Marques

CULTURA DO VINHO DEF

Santiago Vivanco, presidente da Fundação Experiências Vivanco e Ana Santos Aramburo, diretora da Biblioteca Nacional da Espanha, lançaram o site Cultura do Vinho (http://culturadevino.bne.es). Um compromisso com a cultura que, após mais de 2 anos de árdua pesquisa bibliográfica e iconográfica, iniciado em maio de 2014, permite  a mostra de 485 imagens documentais, variados em termos de suporte, conteúdo e estética, e intimamente ligados ao vinho como inspiração ou motivo. Estão disponiveis  on-line para qualquer pessoa interessada nesta perspectiva documental da cultura do vinho.

Para acessar click: http://culturadevino.bne.es