Harmonização Vinho e Comida – Sardinha à escabeche com açafrão e tapenade harmoniza com quais vinhos?

15 de fevereiro de 2019 por Elmano Marques

ESCABECHE DEF

Os vinhos ideais para harmonização são os Vinhos Verdes, de Alvarinho, portugueses de boa estirpe.

Vinho e Música – Open Heart por Zara McFarlane

15 de fevereiro de 2019 por Elmano Marques

A canção Open Heart interpretada por Zara McFarlane pede para harmonizar um blend tinto da África do Sul, um Cape Blend, mais especificamente.

Nova Série 2019 – O Vinho em Camisetas Inteligentes e com Estilo – (XV)

15 de fevereiro de 2019 por Elmano Marques

LORD DEFLord give me Coffee to change the things I can and Wine to accept things I can’t

Al Rojo Vino. Mujeres extraordinarias que revolucionaron la cultura del vino en la Argentina

15 de fevereiro de 2019 por Elmano Marques

LIBRO  DEF Arte-de-tapa-Al-Rojo-

Amor, paixão, coragem, coragem, força, trabalho, decisão são características comuns das mulheres ligadas à indústria do vinho.
E o livro, “Al Rojo Vino”, veio para contar as histórias de vida de várias das protagonistas  femininas mais importantes da indústria vinícola da Argentina, dentre elas, enólogas, sommeliers e jornalistas.
Susana Balbo, Ana Amitrano, Margareth Henriquez, Marina Beltrame, Elisabeth Checa, Paz Levinson e Agustina de Alba, são algumas dentre outras grandes mulheres, que estão envolvidas com histórias inspiradoras sobre o vinho argentino.
Ao longo de 175 páginas, Tamara Herraiz, a autora do livro, revela como essas grandes mulheres, verdadeiras referências falam da revolução do gênero na indústria vitivinícola argentina, bem como de sua própria jornada interior a partir das raízes do vinho que transformou sua realidade, seu presente e seu futuro, conforme detalhado no livro.

Provar, degustar e conhecer… Vinhos bons e baratos – Quinta de Pancas 2017

15 de fevereiro de 2019 por Elmano Marques

PANCAS DEF

Pais: Portugal

Região: Lisboa

Castas: Chardonnay (60%), Arinto (30%), Vital (10%)

No visual: Cor amarelo claro com reflexos esverdeados. Brilhante. Límpido. Lágrimas fluídas escorrendo  nas paredes da taça.

No Olfativo: Paleta de aromas revelando notas de frutadas (frutas tropicais e frutas brancas), toques florais, integradas a fundo mineral.

No gustativo: Bom corpo e boa estrutura. No palato, boa acidez,  macio e equilibrado, Final harmônico e elegante.

Enogastronomia: Ideal para harmonizar com linguine com frutos do mar, espetinho de camarão, bolinho de bacalhau, iscas de peixe empanado,  peixe frito em crosta de panko, queijos frescos.

Onde Comprar: Wine Preço: R$ 53,55

PS: Um bom branco português a um preço muito justo

Harmonização Vinho e Comida – Spaghetti com sardinha, erva-doce e passas harmoniza com quais vinhos?

14 de fevereiro de 2019 por Elmano Marques

SPAGHETTI DEF

Os  vinhos ideais para harmonização são os brancos italianos elaborados com a casta Verdicchio, da região de  Marche, com notas de pera doce.

Vinho e Música – Be Alright por Dean Lewis

14 de fevereiro de 2019 por Elmano Marques

A canção Be Alright interpretada por Dean Lewis pede para harmonizar um tinto de Shiraz do Novo Mundo, australiano de preferência.

A Classificação das Bodegas da Rioja, (ao estilo de Bordeaux), segundo Tim Atkin

14 de fevereiro de 2019 por Elmano Marques

RIOJA DEF DEF

O crítico de vinhos britânico, Tim Atkin, publica há quatro anos  no seu Rioja Special Report,  uma classificação ‘bordalesa’, pessoal,  das vinícolas da Rioja, que o Master of Wine atualiza a cada ano. Tal classificação dividida em 5 Grows (os Cru franceses ) traz vinte vinícolas agrupadas em cada um dos cinco níveis de classificação,  é polêmica, uma vez que é pessoal  e leva em consideração critérios próprios do autor. Eis a Classificação:

First Growths (Premier Cru)

Abel Mendoza; Artuke; Bodega Contador; Bodega Lanzaga; Contino; Finca Allende; Juan Carlos Sancha; La Rioja Alta; López de Heredia; Marqués de Murrieta; Muga; Remelluri; Roda; Sierra de Cantabria e Viñedos de Páganos.

Second Growths

Benjamín de Rothschild / Vega Sicilia; Bodegas Bilhar; Castillo de Cuzcurrita; CVNE / Viña Real; Finca Valpiedra; Marqués de Riscal; Miguel Merino, Ostatu, Palacios Remondo; Pujanza; Remírez de Ganuza; Tentenublo; Valenciso; Viñas Leizaola y Vinícola Real.

Third Growths

Amézola de la Mora; Baigorri; Bodegas de la Marquesa; Exopto; Hermanos Peciña; LAN; Marqués de Terán; Marqués de Vargas; Olivier Rivière; Orbén; Oxer; Sierra de Toloño; Torre de Oña; Urbina e Vivanco.

Fourth Growths

Altos de Rioja; Basilio Izquierdo; Beronia; Bodegas Bilbaínas; Bodegas Palacio; Dominio de Berzal; Hermanos Hernáiz; Gómez Cruzado; Gregorio Martínez; Heras Cordón; Izadi; Marqués de Cáceres; Pedro Balda e Valdemar.

Fifth Growths

Alegre Valgañón; Arizcuren; Bárbara Palacios; Barón de Ley; Bohedal; Compañón Arrieta; Finca de los Arandinos; Javier San Pedro Ortega; Lecea; Luis Alegre; Luis Cañas;Ramírez de la Piscina; Ramón Bilbao; Tobía e Ysios.

Nova Série 2019 – O Vinho em Camisetas Inteligentes e com Estilo – (XIV)

14 de fevereiro de 2019 por Elmano Marques

A CAMISETA ANIMAL DEF

My Spirit Aninal is Wine

Soalheiro Bruto Nature: primeiro espumante de Alvarinho sem sulfitos

14 de fevereiro de 2019 por Elmano Marques

ESPUMANTE SOALHEIRO

O Soalheiro Bruto Nature é o primeiro espumante de Alvarinho sem sulfitos. A ausência de adição de sulfitos e de dosagem no final (bruto natural sem qualquer adição) e a permanência na cave, a temperatura baixa e constante durante 18 meses permite que este espumante mostre toda a elegância da casta Alvarinho numa perspectiva de maior complexidade e menos fruta. A cor e o aroma do Soalheiro Bruto Nature são intensos e o sabor complexo, afinal é um Alvarinho 100% elaborado sem adição de sulfitos, com fermentação alcoólica e malolática completas e sujeito a uma segunda fermentação em garrafa para se tornar espumante. Baseado no método ancestral, onde as leveduras criam o gás muito fino e delicado existente dentro da garrafa, e a rolha, especialmente selecionada, acompanha o espumante desde a sua criação e fermentação em garrafa até à abertura, o Soalheiro Bruto Nature evidencia a complexidade da Alvarinho e toda sua elegância.