Vinho e Música – On était beau por Louane

22 de abril de 2019 por Elmano Marques

A canção On était beau interpretada por Louanepede para harmonizar um vinho branco francês do Loire.

Dezessete das mais antigas vinícolas do mundo – 13. Château de La Chaize

22 de abril de 2019 por Elmano Marques

A CHALIZE DEF

O histórico castelo Château de La Chaize, localizado em Odenas, possui o maior terreno da Borgonha e a maior vinícola de Beaujolais. Sua produção é exclusivamente da variedade Gamay e representa 8% da produção de vinho da denominação “Brouilly”. Desde 1670 pertenceu à família fundadora.

Treze bebidas míticas provenientes da videira – 8. Raki

22 de abril de 2019 por Elmano Marques

RAKI UM

8. Raki

Comumente chamado de “aslan sütü”, em turco “leite de leão “, o raki é o licor tradicional do país. Como o arak, é uma bebida aromatizada com anis e produzida através da dupla destilação da uva, que é misturada com água. Quando lhe é adicionada água, toma um tom esbranquiçado. Até o século XIX, o vinho era a bebida alcoólica mais consumida dentro das fronteiras do Império Otomano. As tavernas “meyhane”, , era onde os vinhos turcos eram servidos acompanhados de “mezé”, uma seleção de tapas. No entanto, o raki substituiu gradualmente o vinho e enriqueceu a cultura dos mezés turcos, sendo o queijo branco, as beringelas, o hummus, o peixe frito e as azeitonas pretas os mais populares.

Fonte: Vinopack

O Poder Desinibidor do Vinho

22 de abril de 2019 por Elmano Marques

SELFIE DEF

Embora se tenha encontrado a explicação científica no último século, o vinho tem servido como um elemento de desinibição ao longo da história e em muitos aspectos.
O vinho pode fazer o indivíduo ter sucesso ou, pelo contrário, causar algum desgosto, tudo dependerá da maneira como e quanto de vinho será ingerido.Para os egípcios, era uma fonte de vida, durante e depois da morte. Para os romanos, era um elemento enlouquecedor. Para os gregos, libertador desde que eles misturassem com água em sua medida justa para não enlouquecer como os romanos. Os semitas alegaram que era o símbolo do conhecimento e da iniciação. Os cristãos usavam e usam na Eucaristia como um símbolo do sangue de Cristo. E assim se poderia preencher muitas páginas de fatos desinibidos relacionados ao vinho.

AMIGOS E VINHO DEF

É curioso que depois de beber vinho, certas línguas são mais fáceis de falar e o nível de expressão aumenta consideravelmente para a felicidade e gáudio dos interlocutores, conforme o demonstra estudo da Universidade de Maastricht, na Holanda.

Fonte: Vinetur

Trapiche Iscay Malbec & Cabernet Franc 2013

22 de abril de 2019 por Elmano Marques

A TRAP

País: Argentina

Região: Mendoza

Castas: Malbec e Cabernet Franc

No visual: Cor vermelho rubi muito intenso, com tons púrpuras. Límpido, brilhante. Lágrimas densas.

No olfativo: Paleta aromática complexa, com  notas marcantes  de ameixas, mirtilos, cerejas, caracteres florais de violeta, associadas a toques sutis de cedro, menta e baunilha.

No gustativo: Bom  corpo e estrutura. No palato, acidez equilibrada, taninos finos, macios, sabores de frutas, chocolate e baunilha. Final longo e elegante.

Enogastronomia: Ideal para harmonizar com carré de cordeiro, coelho, ragú de cordeiro, carnes vermelhas mal passadas, caças e queijos duros.

Onde Comprar: Vinho.br Preço: R$ 329.90

Harmonização Vinho e Comida – Sayadieh com bacalhau, cebolas caramelizadas e amêndoas harmoniza com quais vinhos?

21 de abril de 2019 por Elmano Marques

CODE SAYA DEF

Os vinhos ideais para harmonizar com esta tradicional receita libanesa que traz arroz com cebolas caramelizadas e bacalhau grelhado são os tintos libaneses, particularmente os do Chateau Kefraya e Musar.

Vinho e Música – On Me Dit por Anaïs Delva

21 de abril de 2019 por Elmano Marques

A canção On Me Dit interpretada por Anaïs Delva pede para harmonizar um tinto do Rhone, um Hermitage, mais especificamente.

Dezessete das mais antigas vinícolas do mundo – 12. Lafite Rothschild – França

21 de abril de 2019 por Elmano Marques

LAFITE

De grande reconhecimento internacional, o vinho  Lafite foi apelidado a  Corte, de “Príncipe dos Vinhedos” e “Vinho do Rei”, por um embaixador de luxo, nada mais nada menos que Richelieu. Sua proeminência na hierarquia dos Crus, a localização subterrânea da adega, os eventos históricos e os personagens relevantes envolvidos, tornam essa lendária vinícola uma das imprescindíveis para visitar.

Fonte: Vinopack

Treze bebidas míticas provenientes da videira – 7. Arak

21 de abril de 2019 por Elmano Marques

ARAK7. Arak

Bebida alcoólica nacional do Líbano e muito apreciado na Jordânia e na Síria, o Arak é provavelmente o primeiro licor produzido na terra. Deve suas qualidades excepcionais a duas variedades endêmicas de uvas brancas libanesas, Obeidi e Merweh. É um destilado anisante incolor que se transforma em um líquido branco e leitoso quando se adiciona água ou gelo. O “leite dos bravos” é destilado em um alambique tradicional, o mesmo instrumento inventado por Abou el-Qassim el-Zahrawi que viveu em Córdoba durante o século X. Após um processo de decantação que dura aproximadamente um ano em jarros de barro, o álcool é misturado com os grãos de anis verde e novamente destilado.

Santa Vitória Grande Reserva Tinto 2015

21 de abril de 2019 por Elmano Marques

A VITÓRIA DEF

País: Portugal

Região:Alentejo

Castas: Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon e Syrah

No Visual: Cor vermelho granada intenso, brilhante, límpido, com lágrimas densas e abundantes.

No Olfativo: Paleta aromática complexa, com notas intensas de frutas maduras, balsâmicos, toques florais e notas de chocolate, café e especiarias..

No Gustativo: Bom corpo e estrutura. No palato, acidez correta com  um núcleo perfeito de frutas e taninos bem integrados. O final é complexo, terminando em sabores de frutas picantes muito maduras e um acabamento refinado.

Enogastronomia: Ideal para harmonizar com carnes, caça, bacalhau regado com azeite e queijo.

Onde Comprar:NWines