Beber cerveja antes do vinho não impede ressaca

11 de fevereiro de 2019 por Elmano Marques

Comentários 0

RESSACA DEF

“Cerveja antes do vinho e você se sentirá bem; vinho antes da cerveja e você vai se sentir estranho ”é o ditado comum que muitos juram ser verdadeiro. No entanto, pesquisadores da Universidade Witten / Herdecke, na Alemanha, e da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, já descartaram essa teoria.
Em estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, a equipe recrutou 90 voluntários, com idade entre 19 e 40 anos, e o dividiu em três grupos.
O primeiro grupo consumiu cerca de dois litros e meio de cerveja, seguido de quatro grandes taças de vinho. O segundo grupo consumiu as mesmas quantidades de álcool, mas em ordem inversa. Os individuos no terceiro grupo controle consumiram apenas cerveja ou apenas vinho. Uma semana depois, os participantes dos grupos de estudo um e dois foram mudados para a ordem de consumo oposto.
Os sujeitos do grupo de controle que beberam apenas cerveja na primeira vez receberam apenas vinho no segundo dia de estudo (e vice-versa). Desta forma, os grupos não foram apenas comparados entre si, mas cada participante também foi seu próprio controle.
Os participantes foram questionados sobre o seu bem-estar em intervalos regulares e foram solicitados a avaliar o nível percebido de embriaguez numa escala entre 0 e 10 no final de cada dia de estudo. Antes de ir para a cama no local do estudo, todos os participantes receberam uma quantidade individualizada de água potável refrigerada adaptada ao seu peso corporal. Todos os voluntários foram mantidos sob supervisão médica durante a noite. No dia seguinte, os participantes foram questionados sobre sua ressaca e receberam uma pontuação de 0-56 (a chamada Escala de Ressaca Agudo) baseada em fatores como sede, fadiga, dor de cabeça, tontura, náusea, dor de estômago, aumento da frequência cardíaca e perda de apetite.
Os pesquisadores descobriram que nenhum dos três grupos tinha uma pontuação de ressaca significativamente diferente com diferentes pedidos de bebidas alcoólicas, embora as mulheres tendessem a ter ressaca um pouco pior do que os homens.
“Usando vinho branco e cerveja lager, não encontramos nenhuma verdade na ideia de que beber cerveja antes do vinho lhe dá uma ressaca mais branda do que o contrário”, diz o primeiro autor Jöran Köchling, da Universidade Witten / Herdecke. “A verdade é que beber muito de qualquer bebida alcoólica pode resultar em uma ressaca. A única maneira confiável de prever o quanto você se sentirá infeliz no dia seguinte é com o quanto você se sente bêbado e se está doente. Todos nós deveríamos prestar atenção a essas bandeiras vermelhas ao beber. ”

Fonte: Drink Business /BBC

Faça um comentário

Comentários e pings estão fechados no momento.

Os comentários estão fechados.