Onze Denominações de Origem Espanholas e seus vinhos que superam expectativas – (VII) D.O. Rioja

14 de março de 2019 por Elmano Marques

Comentários 0

RIOJA

Há na Espanha um sem número de Denominações de Origem  desconhecida do grande público e entre elas algumas, que elaboram vinhos que se contrapõem ao lugar comum e superam expectativas. Dentre elas destacam-se onze  Denominações de Origem, com maior expressividade.

D.O. Rioja

Pressupor que a D.O. Rioja é um bloco monolítico tinto é um erro. Há alguns anos a Denominação vem apostando em diferenciar seus vinhos pelas qualidades de sua origem, em vez de se limitar exclusivamente ao seu tempo de envelhecimento. O reconhecimento do terroir será, segundo o Conselho Regulador, um trunfo importante para reforçar o prestígio da Denominação.
Desta forma, a Rioja estabeleceu a categoria Singular Vineyard para vinhos de vinhas com mais de 35 anos e com baixo rendimento. Como Vinos de Municipio, os que são produzidos com uvas de um único município e também são produzidos, criados e engarrafados na mesma localidade. E nesta linha a D.O. Rioja reconhece os vinhos Rioja Alavesa, Rioja Alta e Rioja Oriental como vinhos da Zona.

Fonte: Vinetur

Faça um comentário

Comentários e pings estão fechados no momento.

Os comentários estão fechados.