Onze Denominações de Origem Espanholas e seus vinhos que superam expectativas – (VIII) D.O. Rueda

15 de março de 2019 por Elmano Marques

Comentários 0

DO RUEDA DEF

Há na Espanha um sem número de Denominações de Origem  desconhecida do grande público e entre elas algumas, que elaboram vinhos que se contrapõem ao lugar comum e superam expectativas. Dentre elas destacam-se onze  Denominações de Origem, com maior expressividade.

D.O. Rueda

Mais de 99% do vinho de Rueda é branco, com Verdejo como acasta principal. O Conselho Regulador diferencia os seus vinhos brancos, precisamente, entre Rueda Verdejo (monovarietal ou com um mínimo de 85% dessa uva), Rueda (pelo menos metade de Verdejo), Rueda Sauvignon (pelo menos 85% de Sauvignon Blanc), Rueda Espumante ( eles exigem uma criação não inferior a nove meses) e o vinho licor Rueda Dorado.
No entanto, nesta denominação castelhana os rosés e os vinhos tintos também têm o seu realce. As tipologias estabelecidas distinguem entre Rosé e Espumante Rosé, que não deixa de ser uma deliciosa raridade. Rueda classifica os seus vinhos tintos de acordo com o seu tempo de envelhecimento, através dos clássicos Joven, Crianza, Reserva e Gran Reserva.

Fonte: Vinetur

Faça um comentário

Comentários e pings estão fechados no momento.

Os comentários estão fechados.