Onze Denominações de Origem Espanholas e seus vinhos que superam expectativas – (XI) D.O. Valdeorras

18 de março de 2019 por Elmano Marques

Comentários 0

VALDEORRAS DEF

Há na Espanha um sem número de Denominações de Origem  desconhecida do grande público e entre elas algumas, que elaboram vinhos que se contrapõem ao lugar comum e superam expectativas. Dentre elas destacam-se onze  Denominações de Origem, com maior expressividade.

D.O. Valdeorras

As castas referências neste selo de origem e qualidade de Ourense são a Godello para os vinhos brancos e a Mencía, para os tintos. No entanto, a classificação do Conselho Regulador revela uma diversidade muito maior. Assim,entre os brancos estabelece as categorias Valdeorras Godelho (varietal), Valdeorras Castas Noble (pelo menos 85% de Godello) e Valdeorras Branco (acomoda Godello e outras autorizadas em qualquer proporção). O mesmo esquema é seguido nos tintos, com Valdeorras Mencía, Valdeorras Castas Nobles e Valdeorras Tinto.
Os vinhos tintos e as Valdeorras Godello também podem incorporar o nome Produção Controlada quando utilizam uvas de lotes com produção limitada. Muito interessante também são a Espumosos (mínimo 85% Godello) Tostados (vermelho ou Godello) e Crianza, ambos os vinhos brancos e tintos, cuja designação se aplica Cask, Crianza e Reserva sobrenomes com as condições estabelecidas pelo lei

Fonte: Vinetur

 

Faça um comentário

Comentários e pings estão fechados no momento.

Os comentários estão fechados.