O resveratrol e outros antioxidantes não são anti, eles agregam oxigênio

5 de junho de 2019 por Elmano Marques

Comentários 0

UVA E VINHO DEF

A hipertensão arterial é uma das principais causas de patologias potencialmente mortais, como ataques cardíacos e derrames. Estima-se que na Europa e nos Estados Unidos um em cada três adultos sofra desta doença. Por mais de uma década, os cientistas descobriram ligações que ligam a pressão arterial mais baixa e o resveratrol, o composto de vinho tinto que tem sido amplamente pesquisado por seus vários benefícios para a saúde. Agora, um novo estudo realizado por pesquisadores do King’s College London esclarece por que esse polifenol pode ser bom para a saúde cardiovascular.
O estudo, publicado na revista médica da American Heart Association e financiado pela British Heart Foundation (não por vinícolas), testou o resveratrol em camundongos com pressão alta e observou seus efeitos em nível molecular. Os pesquisadores descobriram que o resveratrol reduziu a pressão arterial em camundongos, de acordo com estudos anteriores. Mas eles também descobriram de que maneira ele faz isso. “O estudo mostrou que, em condições que refletem doenças cardíacas e circulatórias, o resveratrol atua como um oxidante para baixar a pressão arterial”, escreveram os pesquisadores do estudo em um comunicado. Em termos simples, eles viram que o resveratrol adicionou oxigênio às proteínas, o que causou um “vasodilatação “, o que significa que os vasos sangüíneos se expandiram, o que permitiu que a pressão arterial caísse.
Esse achado é particularmente interessante porque o resveratrol é frequentemente elogiado por suas propriedades antioxidantes. Os antioxidantes estão associados à proteção das células contra danos causados por moléculas potencialmente prejudiciais conhecidas como radicais livres que causam estresse oxidativo nas células, o que desencadeia o envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças. No entanto, este novo estudo sugere que o resveratrol e outros “antioxidantes” podem realmente ajudar, adicionando oxigênio, o que significa que não há nada “anti” sobre isso.

Fonte: Todovino

 

Faça um comentário

Comentários e pings estão fechados no momento.

Os comentários estão fechados.