O que é globalização do gosto do vinho?

9 de setembro de 2019 por Elmano Marques

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A GLOBALIZAÇÃO DEF

Essa expressão sempre é relacionada com outros termos como “parkerização”, “gosto Rolland”, “vinho bombado” ou “vinho-cola”, como explica a revista Adega. De forma simples, “globalização do gosto” é uma tendência de produzir vinhos direcionados ao mercado, de gosto muito semelhante entre si, não respeitando as origens ou o “terroir” da bebida. Normalmente, essa “fórmula Coca-Cola” que agrada à maioria dos consumidores envolve vinhos encorpados, feitos com uvas bem maduras, com bastante fruta e madeira, tanto no aroma como no sabor, e alto teor alcoólico. De que forma se chegou a esse tipo de vinho como padrão de mercado? Após a Segunda Guerra Mundial, os EUA dominaram o mercado de vinhos e grande parte dos americanos se identificou com o gosto do “Imperador do Vinho” Robert Parker. Na década de 70, Parker surgiu como um confiável crítico para guiar os neófitos na compra de bons rótulos e sua fama fez com que muitos produtores buscassem produzir vinhos que atendessem ao seu gosto, que por sua vez era o gosto do consumidor americano. Michel Rolland é amigo pessoal de Parker e, embora digam que isso não afeta a relação profissional, o gosto de ambos para vinho é exatamente o mesmo e Rolland é considerado o enólogo mais importante do mundo, prestando consultoria a 102 vinícolas em 12 países, com esse mesmo estilo globalizado de gosto do vinho que agrada Parker. Essa tendência dos vinhos serem parecidos e seguir um padrão de gosto ocorre principalmente nos rótulos de menor preço (exemplo disso, o Yellow Tail é chamado de a “Coca-Cola do vinho australiano”). Mas há quem diga que esse padrão ajudou muito a melhorar a qualidade geral do vinho e a formação de um enorme mercado consumidor. A esperança é que produtores ousados quebrem essa regra, na medida do possível, e consumidores entusiásticos abram sua mente para a diversidade e busquem rótulos “fora da curva”. Há uma diversidade de vinhos enorme esperando ser conhecida.

Por: Marcos Adair

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