Startup espanhola cria máquina incrível que reduz o álcool de qualquer vinho sem perder sua qualidade

2 de dezembro de 2019 por Elmano Marques

Comentários 0

ALACANTE

A startup espanhola Alacarte Ventures acaba de apresentar uma máquina revolucionária capaz de reduzir o teor alcoólico de qualquer vinho. Tem um tamanho semelhante a um forno pequeno e consegue reduzir o álcool de um vinho de 14 para 8 graus em cinco minutos. Seu criador, o químico Pere Castells, que trabalhou por mais de dez anos no El Bulli e lecionou na Universidade de Harvard, desenvolveu a idéia dessa máquina, confirmando a necessidade de consumo de baixa qualidade enquanto trabalhava no restaurante de Ferran Adrià.
Castell está atualmente nos Estados Unidos, apresentando sua máquina a investidores com a idéia de poder fabricar as primeiras 1.000 unidades que seriam colocadas à venda a um preço aproximado de 3000 euros e seriam inicialmente destinadas ao setor de de restaurantes e hotelaria com a intenção dos clientes poder escolher vinhos com menos álcool.A máquina Alacarte utiliza uma tecnologia médica, semelhante à usada em diálise. O segredo desta máquina é um sistema inovador que separa o álcool do vinho por meio de membranas, dilui-o em água e depois o recompõe.
Ao contrário de outros processos industriais para dessalinizar o vinho, esta nova máquina permite manter toda a qualidade do vinho, porque o vinho não passa por nenhum processo agressivo e sua composição não é alterada, e com um sabor final fiel ao original.
No procedimento, é muito simples: basta anexar uma garrafa de vinho à máquina, inserir a graduação no rótulo do vinho e a graduação final desejada. Em apenas um período, de três a doze minutos, dependendo das notas a serem reduzidas, a garrafa estará pronta para ser consumida.

 

 

Faça um comentário

Comentários e pings estão fechados no momento.

Os comentários estão fechados.