Mencía: uma uva que se deve conhecer (IV)

29 de janeiro de 2020 por Elmano Marques

Comentários 0

A PULPO

Harmonização

Os vinhos elaborados com esta casta apresentam uma vasta e diversificada  capacidade de harmonização com as mais diferentes iguarias gastronômicas:

Carne: as carnes de caça geralmente acompanham muito bem os vinhos da uva Mencía, principalmente quando passam por crianza. O mesmo ocorre com os pratos elaborados  com cordeiro com os quais apresentam uma perfeita harmonia.

Queijos: os curados são os que melhor harmonizam com esses vinhos, particularmente  ou bons Manchegos, excelentes opções para acompanhar os vinhos com passagem em carvalho.

Embutidos: sempre combinam bem com vinhos tintos, e os de Mencía não seriam uma exceção. Enriquecem qualquer bom presunto ibérico.
Arrozes: combinam perfeitamente com qualquer arroz que tenha uma base de carne, sendo um risoto de codorna ou perdiz uma alternativa perfeita.
Peixes azuis e polvo: os vinhos jovens de Mencía, por sua acidez e sabor frutado, é provavelmente um dos melhores tintos para acompanhar peixes azuis gordurosos, principalmente com acompanhamentos ou molhos fortes. Mas se existe um casamento absolutamente perfeito é o de um vinho jovem de Mencía com polvo galego, um verdadeiro prazer para os sentidos.

Faça um comentário

Comentários e pings estão fechados no momento.

Os comentários estão fechados.