Ramón Bilbao lança projeto Single Vineyard

30 de julho de 2020 por Elmano Marques

Comentários 0

A RAMON DEFCom o objetivo de ilustrar a diversidade de terroirs e climas em Rioja, a Ramón Bilbao criou o projeto Single Vineyard, no qual as parcelas foram escolhidas para os vinhos devido ao seu caráter distinto. Os vinhos são feitos de quatro pequenas parcelas – Valhonta em Villalba de Rioja; Ladero e Lalinde no sopé da Serra Nevada; e Aguilones em San Asensio. Para melhor expressar o terroir, todos os vinhos da linha Lalmoba passam algum tempo fermentando e envelhecendo no concreto.
O Finca Lalinde Rosé 2019 é feito de 90% de Garnacha e 10% de Virua de Rioja Oriental. As videiras de Garnacha foram plantadas em 1976. O rosado rosa pálido é feito a partir de mosto das primeiras prensas, que é fermentado e envelhecido em concreto em contato com suas borras por cinco meses. O vinho “refrescante e floral” possui aromas cítricos, casca de laranja e damasco.
Finca Valhonta 2017 é um Tempranillo 100% arbusto de Villalba de Rioja, cultivado em terraços de argila de giz a 650 metros acima do nível do mar. As uvas são fermentadas com leveduras indígenas em concreto e envelhecidas por 14 meses em barris de 500 litros. O vinho passa por um segundo envelhecimento em concreto por oito meses para completar os taninos.“Fresco, floral e frutado”, apresenta um caráter herbal e notas de frutas vermelhas e alecrim. Apenas 6.000 garrafas foram feitas.
Finalmente, Finca Ladero 2016 é um blendde 80% de Tempranillo e 20 de Garnacha plantados em Monte Yerga, em Rioja Oriental, em 1989, a uma altitude de mais de 720m.epois de classificadas opticamente, as uvas são fermentadas e maceradas em concreto e depois estocadas em barricas de 225 litros por 16 meses, após o que o vinho é arredondado em concreto por mais 22 meses. Sua produção anual é de 7.500 garrafas. A mais estruturada do trio, Finca Ladero oferece aromas de alcaçuz, balsâmico, frutas negras e tabaco.

Faça um comentário

Comentários e pings estão fechados no momento.

Os comentários estão fechados.