Arquivos de ‘janeiro de 2012’

Paloma Rosa Cocktail

31 de janeiro de 2012


Ingredientes:

28  ml (1 oz) Croft Pink (Vinho do Porto Rosé)

42 ml (1 ½  oz) de  Tequila

56 ml (2 oz) de sumo de Grapefruit

14 ml (½ oz) de suco de limão

28 ml (1 oz) Soda

Uma fatia de limão, para decorar

Opcional : Pitada de xarope de açúcar (xarope simples), dependendo da do sumo de grapefruit.

Modo de Fazer:

Despejar  todos os ingredientes em um coqueteleira com gelo e mexer rapidamente. Despejar em um  copo com gelo, tipo  Collins. Decorar com a fatia de limão e servir.

Bombons com recheio de Vinho do Porto

31 de janeiro de 2012

A secular marca de vinho do Porto Cálem e a emblemática fábrica de confeitaria Arcádia associaram-se num projeto comum e lançaram no mercado, Bombons com recheio de Vinho do Porto Cálem 10 Anos, concretizando assim uma proposta de diferenciação e autenticidade.
Disponível em estojo individual (100g) ou em formato de quatro edições exclusivas (4X100g), cada uma com imagens alusivas à história do Vinho do Porto, tem um preço de venda recomendado de 8 euros e cada uma das edições exclusivas, com quatro imagens distintas, apresentam um preço de venda recomendado de 30 euros.

Guide des champagnes et des autres bulles

30 de janeiro de 2012

Revel Guenael, sommelier de origem francesa é especialista em champanhe( é autor de dois livros sobre o assunto) e agora publica um guia anual de champanhes e outras espumantes; Para a edição 2012 do seu Guide des champagnes et des autres bulles, ele degustou  mais de 770 vinhos espumantes, sendo mais de 400 de 114 Maisons de Champanhes. No guia, depois de uma rápida introdução sobre o produtor, os vinhos degustados são descritos por uma nota de prova específica (a nota aparece em duas formas – pontuação até 20 + estrelas), por faixa de preço, além de uma lista de países de língua francesa (Quebec, França, Luxemburgo, Bélgica, Suíça), onde o vinho está disponível. Na edição 2012, há descrição, também. de espumantes de muitos países, inclusive do Brasil.

Título:Guide des champagnes et des autres bulles

Autor:Revel, Guénaël

Nº páginas: 551

Editora : Modus Vivendi

Coleção:Articles Sans C

Idioma : Françês

ISBN-10 :289523700X

ISBN-13 :13: 978-2895237006

Prince of Wales Cocktail

30 de janeiro de 2012

Ingredientes:

42 ml (1 ½  oz) whisky de centeio

7 ml (¼  oz) Licor Maraschino

1 pitada Angostura bitters

Uma fatia de abacaxi

1 colher de  de açúcar

Champagne

Modo de Preparo:

Colocar  os  cinco primeiros ingredientes com gelo picado  em uma coqueteleira. Agitar vigorosamente e despejar em uma taça própria.Decorar(opcionalmente) e servir..

Gelée de Champagne infundido com Morango & Coulis de Água de Rosas

29 de janeiro de 2012


Ingredientes

•    375mL de Champagne (ou espumante) Extra Brut
•    150g de morangos limpos
•    95g de açúcar cristal
•    6g de gelatina sem sabor em pó
•    25mL de água
Coulis
•    Morango da infusão
•    25g de açúcar cristal
•    30mL de água
•    2 colheres (chá) de água de rosas

Modo de Fazer:

Em uma panela, juntar o champagne e o açúcar, levar ao fogo baixo para aquecer até o açúcar dissolver. Deve ficar morno, não é necessário ferver. Verter o líquido aquecido sobre os morangos e cobrir com plástico filme. Deixar em repouso por 1h.
Polvilhar a gelatina sobre a água, reservar por 10 minutos.
Coar o champagne infundido e reservar os morangos (serão usados no coulis).
Aquecer 100mL do champagne até ficar morno e juntar a gelatina hidratada e mexer para dissolver. Misturar com o champagne restante a mistura de gelatina.
Distribuir  em porções individuais. Levar para a geladeira por 10h, no mínimo.
Coulis
Processar os morangos até virar um purê. Ao purê juntar água, açúcar e a água de rosa numa panela, levar ao fogo baixo e cozinhar por 10 minutos até engrossar levemente. Experimentar e ajustar se necessário. Deve ser levemente consistente, mas fluído.
Na hora de servir,  colocar um morango e servir o coulis junto.

Fonte: Pratofundo.com

A volta do Vinho milagroso da Rainha Santa

28 de janeiro de 2012

O “Vinho Santo” é um vinho com uma história muito antiga, que se conta em poucas palavras. As terras e o padroado de Sangalhos (Anadia) entraram na posse do Mosteiro por testamento de D. Isabel de Aragão, a Rainha Santa, mulher do rei D. Dinis, falecida em 1336. Seria através dela que o Mosteiro receberia as rendas dos viticultores de Sangalhos, e também o vinho por eles produzido.  Para além de bebida litúrgica e de mesa, esse vinho tinha uso farmacêutico, sendo incluído na preparação de um “remédio” elaborado pela própria D. Isabel, para o alívio de inúmeras doenças. Quando a “Rainha Santa” morreu, ao longo dos séculos que se seguira,  o Mosteiro continuou a distribuir o vinho medicinal para as populações locais, que o apelidaram de “Vinho Santo”. A prática e o nome mantiveram-se até o século XIX, desaparecendo com a extinção das ordens religiosas. O mosteiro foi, entretanto recuperado pela Secretaria de Estado da Cultura, ao qual está tutelado. Reaberto há dois anos, os seus responsáveis decidiram reatar um conjunto de tradições ligadas ao seu passado secular, entre elas, o Vinho Santo. Quem o produz hoje é Francisco Batel Marques, professor catedrático de farmácia da Universidade de Coimbra e produtor de vinho em Anadia, na sua Quinta dos Abibes, integrada nas antigas terras do Mosteiro. O vinho tinto de superior qualidade, denominado Vinho Santo e que é comercializado exclusivamente na loja do Mosteiro,  pode ser adquirido por 20 euros e mesmo que não tenha efeitos medicinais comprovados pode ser bebido com muito prazer.

Fonte: Revista de Vinhos

Saint Vicent des Tournante 2012: a festa de Sain Vicent o padroeiro da Borgonha

28 de janeiro de 2012

 


Desde 1938, a cada ano, uma aldeia de  vinho na Borgonha, recebe a festa de Saint. Vincent Tournante e alberga o encontro de todas as fraternidades e confrarias que trabalham em  benefício da Borgonha. É uma festa folclórica que une a devoção reliciosa ao padroeiro da Borgonha e a ação social das confrarias tradicionais da Borgonha.

Procissão, desfile das Confrarias, degustações dos diferentes climats da Borgonha (Côte de Nuits,Côte de Beaune,Côte chalonnaise,Mâconnais), Crémants de Bourgogne, etc, são algumas das muitas atividades da Festa de  Saint Vicent des Tournante 2012, que ocorre nos dias 28 e 29 de janeiro. A edição de 2012 será de natureza diferente, uma vez que tem como objetivo promover a candidatura dos Climats da Borgonha como Patrimônio  da UNESCO.

Eusébio celebra 70 anos e é homenageado com Vinho do Porto

27 de janeiro de 2012

Eusébio, o grande astro do futebol português no seu aniversário de 70 anos  recebeu como homenagem da Quinta das Gregoças o lançamento de um vinho o “Very Old Port Wine – 70 Anos do Eusébio”. Trata-se de um Vinho do Porto Tawny 30 anos, envelhecido em pipas, criado pelo enólogo Jorge Nogueira.
As garrafas são magnum (1,5l) e o preço de venda ao público é de 335 €uros.

Maritávora Branco Reserva 2009

27 de janeiro de 2012

País: Portugal

Região: Douro

Castas: Códega de Larinho (30%), Rabigado(30%), Viosinho(20%) outras castas(20%)

No Visual: Cor amarela palha. Límpido. Brilhante. Lágrimas bem elaboradas.

No Olfativo: Complexidade aromática sedutora e envolvente, expressa em elegantes notas frutadas de cítricos e distintos toques  minerais perfeitamente integrados a finos tostados.

No Gustativo: Bom corpo. Frescor e acidez fascinantes, em equilíbrio perfeito. No palato as mesmas percepções de frutas e de mineralidade evidenciadas no olfativco.Boa persistência com frutado longo e elegante.

Sem importador no Brasil

Sarmentu & Sarmentu: rótulos com design minimalista

27 de janeiro de 2012


O objetivo principal do projeto, que teve como designer Michael Nunes, foi criar rótulos para os vinhos Sarmentu & Sarmentu, da Quinta da Nespereira, baseados nos princípios de design minimalista.


A  idéia de criar uma imagem simples baseada em formas abstratas, era dar um estilo atualizado para um mercado atacado constantemente por mensagens agressivas.

O rótulo tem a vantagem de não ter uma interpretação única, uma vez que por suas formas  inhtrigantes permitem  vê-lo de diferentes maneiras.