27 de maio de 2024
Novidade

Abertas as inscrições para 14ª edição do Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa

Considerado um dos mais importantes festivais independentes do Nordeste, o FINC – Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa segue até o dia 3 de novembro com inscrições abertas para a sua 14ª edição que tem como tema “Retrospectiva”. Os interessados podem consultar o regulamento e fazer as inscrições pelo site www.fincbf.com . Esse ano, o Festival vai ser realizado pela primeira vez no Arteco Camp, espaço instalado na Fazenda Estrela em Baía Formosa/RN. Criado em 2019, o local tem se tornado referência quando o assunto é sustentabilidade e artes integradas.

O FINC ocorre entre os dias 1 e 2 de dezembro e as inscrições são abertas ao público em geral. Podem participar do FINC, pessoas apaixonadas por audiovisual e sem necessidade de experiencia prévia com a sétima arte. As inscrições são gratuitas e os interessados podem se inscrever em três categorias: “Curtas de 1 minuto – Meu primeiro filme”, Perolas do RN e a Mostra Potiguar. Para participar do Festival de Curtas de 1 minuto, os interessados devem produzir vídeos de até 60 segundos, com apoio de qualquer tipo de equipamento audiovisual, com o tema central do festival: Retrospectiva. Não precisa ter experiência na área e os vídeos podem ser feitos com uso de celular. Cada participante pode se inscrever de forma gratuita no FINC, quantos vezes quiser.

Na categoria “Pérolas do RN”, podem participar curtas de 1 minuto, que mostrem as belezas naturais do nosso Rio Grande do Norte. Serão premiados os três melhores vídeos, que em seu conteúdo registrem lugares, cidades ou destinos do nosso RN. Na Mostra Potiguar, podem se inscrever curtas produzidos no RN de até 15 minutos. O tema é livre e deve seguir as normas estabelecidas no regulamento do festival.

Criado em 2010, o Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa chega em 2023, com novo formato de exibição e mais próximo do meio ambiente. O evento acontece esse ano no Arteco Camp, um espaço montado na Fazenda Estrela, em Baia Formosa em meio aos coqueirais da região e com estrutura sustentável. Além de espaço para as exibições de filmes, o local conta com acomodações diferenciadas em um local que mistura arte, natureza e bem estar. O ambiente conta com espaço de camping para quem quiser se instalar durante o festival, motorhomes equipados com cama, armários, ar-condicionado, além de barracas de lona de algodão impermeável para quem quiser aproveitar as sessões de cinema, em meio a natureza. O Festival Internacional de Cinema de Baia Formosa tem realização da GREMI Film, com apoio da Prefeitura Municipal de Baía Formosa, Projeto Eco Estrela e Dragmor Brasil.

Workshops pelo RN

Além de ser um importante espaço para as novas produções audiovisuais, o FINC leva capacitação para as escolas públicas e privadas do nosso estado. Desde o dia 18 de outubro, cidades potiguares começaram receber workshops gratuitos sobre produção de vídeos com uso de celular. As aulas estão sendo ministradas pelo produtor audiovisual e vencedor do FINC, Diego Alves. “O objetivo desses encontros é fazer com que os jovens tenham interesse em participar de festival e produzir com material que eles têm disponível. O celular é uma grande ferramenta nesse processo de criação e de produção de curtas”, ressaltou Diego. As vagas são direcionadas aos alunos das escolas participantes. O projeto já visitou as cidade de Passa e Fica e Nova Cruz. Confira o cronograma de workshops para os próximos dias:

  • Santo Antônio (25.10)
    Escola Estadual Dr Manoel Dantas
    Escola Estadual Filomena de Azevedo
  • Pedro Velho (27.10)
    Escola Estadual Dr Pedro Velho
  • Natal (01.11)
    Piaget Colégio e Curso

Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

Entre em contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *