13 de abril de 2024
Novidade

Festival Varilux de Cinema Francês começa dia 9 em todo o país

A filmografia francesa recente vai ocupar os cinemas do norte ao sul do país, nas capitais e cidades de maior e menor porte: é a 14ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês que chega com filmes premiados, integrantes de festivais mundo afora e aplaudidos por público e crítica. A maratona da cinematografia francófona tem data: entre 9 e 22 de novembro. Maior evento com exibição de obras nesta língua fora da França e com mais de 1 milhão de espectadores desde sua criação, esta edição traz 19 longas-metragens, dois clássicos e uma série sobre Brigitte Bardot, uma das principais divas do cinema mundial.

“O festival Varilux continua sendo a ferramenta mais estratégica para manter viva a paixão do público brasileiro pelos filmes franceses. Os espectadores sempre receberam com entusiasmo nossa programação e aguardam com ansiedade as datas do festival. O papel do Varilux é promover o cinema francês em todo o país e apoiar o trabalho dos distribuidores locais. A queda na audiência média das produções brasileiras e estrangeiras nos cinemas é estimada em 80% em 2023. Todos nós, que atuamos no audiovisual, trabalhamos para reverter esses números, enfatizam os diretores e curadores do festival, Christian e Emmanuelle Boudier.

O Festival Varilux de 2023 tem filmes para todos os gostos: animação, drama, comédia, suspense e romance. A programação traz películas recentes – a maioria inédita no país – que integraram e foram premiadas em festivais como Cannes, Toronto e Biarritz. Ícone do cinema francês, a atriz Brigitte Bardot inspira essa edição que exibe dois clássicos nos quais foi protagonista: “E Deus criou a Mulher” e “O Desprezo”, além de “Brigitte Bardot”, minissérie biográfica de seis episódios protagonizada pela jovem atriz franco-argentina, Julia de Nunez. A produção será exibida em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Uma delegação artística formada por atores e diretores estará presente em São Paulo e no Rio de Janeiro para apresentar seus filmes e debater com o público em algumas sessões.

AS CIDADES

Até dia 20 de outubro já estavam confirmadas 47 cidades participantes nesta edição do Festival Varilux. São elas: Afogados de Ingazeira (PE), Aracaju (SE), Araraquara (SP), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Botucatu (SP), Brasília (DF), Campinas(SP), Campo Grande (MS), Campos dos Goytacazes (RJ), Cotia (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa(PB), Juiz de Fora (MG), Jundiaí (SP), Londrina (PR), Macaé (RJ), Maceió (AL), Manaus (AM), Maringá (PR), Natal (RN), Niterói (RJ), Nova Friburgo (RJ) Palmares (PE), Palmas (TO), Pelotas (RS), Petrópolis (RJ), Poços de Caldas (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio Branco (AC), Rio De Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santos (SP), São Carlos (SP), São José Dos Campos (SP), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI), Triunfo (PE), Vitória (ES) e Volta Redonda (RJ).

A lista de cidades e de cinemas participantes será continuamente atualizada no site do festival: variluxcinefrances.com

O valor do ingresso é o já cobrado por cada exibidor.

O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinadores principais a Essilor/Varilux, a Pernod Ricard/Lillet e a Transportadora Associada de Gás (TAG), além do Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, a Embaixada da França no Brasil, as empresas Air France, Grupo Accor (Fairmont) além das distribuidoras dos filmes: A2, Belas Artes-Pandora, Bonfilm, California Filmes, Diamond Films, Filmes Do Estação, Mares Filmes, Synapse e Zeta Filmes, os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.

Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

Entre em contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *