22 de junho de 2024
Novidade

CineSolarzinho: cinema itinerante movido a energia solar, estaciona na Uern Natal com cinema e pipoca grátis

Hoje (28), o furgão do CineSolarzinho, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, estaciona no pátio do Complexo Cultural da Uern Natal, na zona Norte da capital, com duas sessões de cinema, pipoca e entrada grátis, em duas sessões: às 18h e 19h.

As sessões exibem curtas-metragens infantis e infantojuvenis com temas que abordam os princípios do cooperativismo, solidariedade, união, coletividade, inclusão, diversidade e sustentabilidade, que vão garantir muita diversão e reflexão para as crianças e para toda a família.

No Complexo Cultural da Uern Natal (Av. Dr. João Medeiros Filho, 3419 – Potengi), na
primeira sessão, às 18h, serão exibidos curtas-metragens ‘Fazer Juntos’, e na segunda sessão às 19h, curtas-metragens ‘Diversidade e Cooperação’

Ao final das sessões, o público poderá visitar o furgão, que é uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. As luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

O Cinesolarzinho é um projeto itinerante que viaja por todo o país promovendo sessões gratuitas de cinema, democratizando o acesso às produções audiovisuais e difundindo a tecnologia da geração de energia solar. A iniciativa visa também promover ações e práticas sustentáveis e a inclusão social.

Esta é a 4ª edição do projeto CineSolarzinho, da Brazucah Produções, viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), do Ministério da Cultura/Governo Federal, que chega a Natal com apoio da Escola de Extensão da Uern (EdUCA/Uern)

Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

Entre em contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *