16 de junho de 2024
Novidade

Trezena homenageia Santo Antônio com celebrações religiosas na Igreja do Galo

Começa nesta sexta-feira (31), a 259ª edição da Trezena de Santo Antônio, evento realizado anualmente na Igreja do Galo em homenagem ao santo padroeiro dos pobres, protetor dos casais e socorro dos aflitos. Até o dia 12 de junho, serão treze dias consecutivos de celebrações religiosas e sociais em um exercício de fé, devoção e solidariedade.

O evento contará com uma programação de missas diárias com a recitação da trezena, além da quermesse, e das procissões de abertura e encerramento que vão passar pelas ruas da Cidade Alta. A programação inicia às 17h30, com uma carreata que vai do Colégio Marista até à Igreja, seguida de celebração litúrgica às 18h.

Já no encerramento da Trezena, no dia 13 de junho, acontece a benção dos pães – uma tradição que faz menção a um dos muitos milagres de Santo Antônio. Conta a história que, enquanto frade, o Santo sempre distribuía os pães de seu convento aos que passavam pedindo esmola; certo dia, a cozinha foi roubada e ele, então, fez surgir mais para continuar praticando a caridade.

Assim, até hoje, no dia de sua comemoração, os pães de Santo Antônio são abençoados e distribuídos aos fiéis para que nunca falte alimento na mesa. Nesta data, o Arcebispo Dom João Cardoso Santos celebra a missa das 10h na Igreja do Galo e depois, a distribuição acontece.

Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

Entre em contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *