30 de maio de 2024
Novidade

Circulação do Espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar!” segue nesta semana e chega ao município de Currais Novos

Os grupos de teatro Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa iniciaram, no mês de julho, a circulação, por quatro cidades do RN, do espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar!”. A obra, que estreou nacionalmente em outubro de 2022, chega nesta semana ao município de Currais Novos, com duas apresentações e uma oficina, com acesso gratuito.

A peça tem como ponto de partida as personagens Pai e Mãe Ubu, da clássica obra Ubu Rei, de Alfred Jarry – Em 1888, o francês Alfred Jarry escreveu Ubu Rei, peça que trata de Pai Ubu e sua esposa, a Mãe Ubu, e suas rocambolescas armações em uma insaciável busca pelo poder. Situando-se como uma possível continuação do trabalho de Jarry, “Ubu: o que é bom tem que continuar! ” desloca esses personagens para um país/lugar-nenhum com ares latino-americanos. Nesse novo ambiente, em meio à influencers e cachos de bananas, Pai Ubu e Mãe Ubu continuarão sua saga alucinada e insaciável pelo poder.

Assim como na obra original, a sátira política – centrada nessas personagens, mas presente no trabalho como um todo – pretende dialogar diretamente com o público, trazendo à cena temas como injustiças sociais e manipulação de informação. A pesquisa se deu a partir do trabalho de bufão, da música composta e executada pelo próprio elenco e da potência do teatro popular enquanto espaço coletivo de comunicação, troca e construção de pensamento crítico.

A circulação do espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar!” conta com o patrocínio do Governo do estado do Rio Grande do Norte e Potigás, via Lei Câmara Cascudo, e apoio do Sebrae RN, através do edital de Economia Criativa 2023. Em Currais Novos o projeto conta também com o apoio da Prefeitura de Currais Novos, da Secretaria Especial de Cultura de Currais Novos e da Comunidade Quilombola Negros do Riacho.

Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

Entre em contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *