4 destinos de viagens com experiências esportivas

Viajar é uma oportunidade de se dedicar aquilo que se ama, como por exemplo, fazer atividade física. Os números falam por si. Segundo a Azul Viagens, entre janeiro e agosto deste ano, houve um crescimento de 364% nas vendas de pacotes turísticos que incluem inscrições para provas de corrida de rua, por exemplo, comparado ao mesmo período de 2024. E ainda uma pesquisa da Ticket Sports/Fitness Brasil mostrou que 95,4% dos praticantes de atividade física pretendem ainda viajar em 2025 para participar de eventos esportivos. ABZ Tribuna do Norte segue o hype lista alguns destinos em #mundo-à-porter! Até dia 26 de outubro, o maior resort do Brasil recebe o Costa do Sauípe Open, um torneio ATP Challenger 125, que marca o retorno do destino ao centro do tênis mundial, fruto de uma bem-sucedida associação entre Try e Costa do Sauípe. São atletas nacionais e internacionais disputando 125 pontos no ranking ATP e uma premiação total de US$ 200 mil, em seis quadras de saibro totalmente renovadas, sendo uma central e cinco secundárias, além de outras cinco quadras rápidas.
CHILE BIKE

No Chile, a região de Nevados de Chillan surpreende ao se transformar durante o verão. O destino ganha destaque pelo mountain bike de alta performance, com pistas e trilhas que aproveitam o relevo acidentado das montanhas. No mês de março acontece o UCI Masters Mountain Bike World Championships, um dos maiores torneios da modalidade mundial. São descidas desafiadoras no Bike Park Nevados, percursos técnicos e paisagens naturais que tornam a experiência ainda mais intensa. Hospede-se no hotel Termas Chillan para ter a melhor experiência na região. Além do ciclismo, o hotel oferece trilhas para trekking, cavalgadas em meio à floresta nativa, observação de pássaros e atividades de bem-estar como banhos termais naturais, após a aventura, sendo a combinação perfeita entre esforço físico e recuperação.
MARATONAR PORTO

Em novembro a cidade do Porto é o destino escolhido para quem gosta de correr. A EDP Maratona do Porto atrai corredores de diversas partes do mundo, incluindo o Brasil, para um percurso que atravessa ruas históricas, o Parque da Cidade, a Ribeira e a icônica Ponte da Arrábida. A corrida atrai potiguares residentes em lusitanas e, também, serve como um motivo a mais para viver Portugal.

Seja para a preparação antes da prova ou para a recuperação após cruzar a linha de chegada, o Vila Foz é a escolha, seja para travellers, seja para brasileiros que tenham casa em Portugal – para unir conforto, bem-estar e vitalidade à beira-mar. De frente para o Atlântico, na cidade do Porto, o hotel combina sofisticação com um estilo de vida ativo e convida os hóspedes a explorarem o charmoso calçadão de bicicleta, oferecendo uma infraestrutura completa dedicada ao bem-estar, com academia equipada, piscina aquecida e áreas de relaxamento.
PISANINA PISA

O final do ano reserva boas surpresas para quem quer participar de uma corrida na cidade de Pisa, na Itália. A Maratona de Pisa acontece em um percurso plano e rápido que atravessa arte, história e natureza. A largada é na Via Carlo Cammeo e a chegada na Piazza Duomo, aos pés da Torre Inclinada. Haverá várias provas: a tradicional maratona de 42 km, a meia maratona “Pisanina” de 21 km (ambas competições oficiais, reservadas a atletas federados) e outras de 14km, 7km e 3km destinadas a não competidores. A maratona é uma senha para explorar a Toscana.

O Castelfalfi, situado na Toscana entre Florença e Pisa, é perfeito para a hospedagem pós-prova. O hotel ocupa uma propriedade histórica com mais de 1.000 hectares, onde o charme medieval encontra atividades esportivas modernas. O resort vai além do cenário bucólico e oferece programas de condicionamento físico em ambientes ao ar livre. Para aqueles que gostam de explorar a fauna noturna, há o Jeep Night Safari. Já para os aficionados por adrenalina, há circuitos de escalada e aventura em meio às colinas. Um destino que une autenticidade cultural, sofisticação e superação.
STOP GO

Exercícios de impacto, como corrida e saltos, bem como dia-a-dia em viagem, podem causar sensação de peso e fadiga às pernas. Produtos formulados com ativos como centella asiática, camomila, cânfora e arnica oferecem alívio rápido, melhoram a circulação e trazem frescor imediato após o treino. Vale lançar mão de produtos relaxantes, como o Creme para Pernas Cansadas Fortilon, que promove alívio rápido e conforto duradouro.
SIGA ANNELY

A jornalista Anelly Medeiros impacta, além da prática do bom jornalismo, na prática de corrida de rua. A atleta traveller chic tem no passaporte a Maratona de Paris e inscrições e chegada na Maratona do Rio e São Silvestre, icônica prova nas ruas de São Paulo. “Corrida de rua e maratonas são oportunidades para desafiar limites, não apenas para atletas de alta performance”, diz Anelly, que descobriu novas maneiras de visualizar cidades incríveis a partir da incrível sensação de wellness da atividade física. Na foto acima, a colunista da Tribuna do Norte durante viagem para Maratona de Santiago no Chile.
SANTIAGO-À-PORTER

Localizado no bairro Lastarria, o Bocanariz Vinobar é um restaurante de comida mediterrânea e verdadeiro tempo do vinho chileno. O lugar é dica de Anelly Medeiros para em Santiago, Chile.

TREINANDO


Treinar precisa de um bom headphone. A gente pesquisou o portfólio da Lity. E descobriu o T15, indicado para corredores que precisam de tecnologia ao alcance das mãos durante o treino. Com display touch no estojo, é possível controlar músicas, atender ou recusar chamadas, acompanhar o nível de bateria e até localizar um fone perdido com a função “Buscar Fones”. Leve e resistente, o T15 oferece até 25 horas de autonomia com carregamento rápido via USB-C. Além disso, conta com cancelamento de ruído inteligente, Bluetooth 5.4 e controles touch intuitivos, o que o torna um aliado da conectividade e desempenho. Já o modelo H13 (foto abaixo) oferece conforto extremo, sendo ideal para treinos mais longos. A característica VelvedPad proporciona toque aveludado nos protetores auriculares. Outro diferencial desse modelo é a tecnologia SmartPair, que permite conectar dois dispositivos simultaneamente
À PARIS

Como Parceira Associada da Art Basel Paris 2025 pelo terceiro ano consecutivo, a Louis Vuitton apresenta Artycapucines VII – Louis Vuitton × Takashi Murakami Collection, quase 20 anos após a primeira coleção que uniu o universo lúdico do artista japonês com o savoir-faire excepcional da Maison. Para marcar a ocasião, Takashi Murakami criou uma instalação única que será apresentada no Balcon d’Honneur no Grand Palais. O destaque desta edição é uma escultura de polvo com oito metros de altura, inspirada nas lanternas chinesas, cujos tentáculos ocuparão todo o espaço expositivo.
ABZ PLAY
A cantora, produtora e DJ francesa Oklou retorna com FKA twigs (e o produtor Danny L Harle) para celebrar o álbum aclamado pela crítica “Choke Enough” (Rough Trade AOTY#2, Stereogum #1). “Viscus” é a primeira música deluxe. ouça.
Fotos Divulgação
