14 de junho de 2024
ABZ LAB

Afro Fashion Day conecta ABZ LAB e inspira celebração de Dia da Consciência Negra

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POR AUGUSTO BEZERRIL

@augustobezerril

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O Afro Fashion Day é uma iniciativa do Correio da Bahia em torno do Dia da Consciência Negra. ABZ TRIBUNA DO NORTE, através do ABZ LAB, há anos estuda o formato do evento soteropolitano em torno da representatividade e pertencimento. Realizado em pela segunda vez em formato de fashion film, o Afro Fashion Day apresentou reuniu a moda baiana em torno do tema “Black Power”, em desfile, filmes e fotos, tendo como cenário o Metrô de Salvador. “O Afro (Fashion Day) representa muito aqui na Bahia, sempre dando visibilidade e exaltando os modelos negros“, comemora Fabio Filho ( Foto 05), modelo estreante na edição 2o22 do Afro Fashion Day e cujo portfólio consta editorial para Vogue Itália. Os modelos baianos são cruciais para a consolidação da diversidade na SPFW (que teve na SPFW52 a edição mais inclusiva) em conexão com a tendência mundial das semanas de moda. ABZ LAB acredita no axé!

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PODER CONECTA

Gravado na Estação de Metrô Campo da Pólvora da CRR Metrô Bahia, o desfile foi inspirado na cultura do Black Power, que em português significa “poder negro” e abrange e simboliza a libertação de padrões eurocêntricos de beleza, ganhou os holofotes e a passarela, transmitindo esta mensagem através não só da estética dos penteados, como também dos looks. De acordo com o curador e produtor de moda Fagner Bispo, mais que um penteado, o Black Power carrega uma importância afirmativa para as pessoas negras e é considerado uma forma de resistência e identidade de um povo que teve seus traços físicos, como o cabelo crespo, colocados como o oposto do que seria considerado belo. “A pauta voltou à tona durante o Big Brother Brasil 21, quando o participante João tornou pública a insatisfação com um comentário feito por outro membro do programa, sobre seu cabelo”, explica.Se em 2020, a ancestralidade do dendê rendeu looks inspiradores, o “Black Power” traduziu o desejo de união ainda com todos cuidados com a saúde. A escolha do Metrô de Salvador, além de criar imagens urbanas, reflete outro tema atual: o uso de transporte urbano como prática para sustentabilidade.

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ACREDITE.. 

O Afro Fashion Day  contou com a participação de 47 modelos, sendo 38 deles de 14 agências e bookers; e oito novos talentos que foram escolhidos pelo público e um júri técnico, através seletivas no Tik Tok, além da modelo Dandara Alves, cadeirante e estreante nesta edição. Já os looks foram idealizados por 38 marcas de roupas e acessórios, sendo 5 inéditas no AFD. A apresentação foi dividida em cinco blocos: Black Panther, Black Is Beautiful, Black Boti, Black Brilho e Black Bahia. “O AFD segue com a missão de levar profissionais e jovens que sonham em desfilar às passarelas, engajando marcas baianas, modelos pretos e alçando marcas históricas, como o lançamento do desfile filmado. Este ano, o evento trará mais uma vez representatividade e empoderamento negro para a moda do país”, destaca a gerente Comercial do jornal CORREIO, Luciana Gomes.

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INSPIRA…

O que a passarela baiana nos ensina? O Afro Fashion Day mostra que, a partir de uma filosofia plural, é possível promover inclusão de pautas importantes da sociedade. Que é perfeitamente possível unir players da economia criativa e circular.  O Grupo O Boticário doou 150 uniformes (entre roupas e calçados) para composição de 6 looks vistos no bloco Afro Boti. As peças foram criadas pelos estilistas Lourani Bass, Gefferson Vilanova, Filipe Dias, Fagner Bispo e Silas Filgueira. A produção foi feita por costureiras da Cooperativa de Constelação das Artes, localizada no Bairro de São Caetano, em Salvador, em trabalho de upcycling.  O resultado (veja foto 04) é bem super. E super conectado com a tendência do verão 2022.

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 ABZ Tribuna do Norte agradece à jornalista Gabriela Cruz por apresentar o Afro Fashion Day e compartilhar informações sobre a edição 2022. Ao curador Fagner Bispo e ao fotógrafo Lucas Assis .

Fotos Lucas Assis

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