8 de novembro de 2025
ABZ PLATAFORMA

Diana Petta, gerente de marketing do Natal, conta sobre tendência do varejo

POR AUGUSTO BEZERRIL

@augustobezerril

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Enquanto mundo inteiro lançava olhar sobre o segundo mandato de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, um crescente número de brasileiro seguiu para Nova York a fim de saber as novidades sobre o varejo no evento da National Retail Federation NFR 2025. Diana Petta, gerente de marketing do Natal Shopping, participou do evento que teve entre ouros nomes brasileiro Luiza Trajano – conhecida por liderar mercado via a poderosa rede Magalu. Nesse mundo em transformação, ABZ Tribuna do Norte conversou com Diana Petta. Ao que parece, a chamada Era Trump que tem feito tremer a geopolítica dos negócios no mundo passou longe do radar dos principais players do varejo durante o evento da maior associação do varejo do mundo. Mesmo com o cordão umbilical que liga Inteligência artificial, Big techs e o Trumpismo, o novo governo dos Estados Unidos parece ter provocando uma reação de silêncio aos participantes do evento. Fechando um ano de 2024 positivo para o setor de shoppings nos Estados Unidos, Diana conta sobre o ótimo posicionamento do Natal Shopping, seguindo a tendência de “hub de experiências e lazer, como tratam analistas pelo mundo. Ao contrário da dinâmica de grandes empresas, o Natal Shopping seguirá investindo em ESG. E fazendo do mall uma extensão da casa do natalense.

COM A PALAVRA

Diana Petta

Gerente de Marketing do Natal Shopping

ABZ TRIBUNA DO NORTE / O NFR tem ganhado participação de brasileiros nos últimos anos. Por que o evento
se tornou tão importante?

Diana Petta / O NRF é um evento essencial porque antecipa as principais tendências globais do varejo,
conectando marcas, executivos e profissionais do setor a insights estratégicos e às novas
tecnologias. Para nós, brasileiros, é uma oportunidade única de observar modelos bem-sucedidos e
adaptá-los ao nosso contexto, especialmente porque, em um mercado tão dinâmico quanto
o de shopping centers que vem se modificando muito nos últimos anos, estar atualizado
com o que há de mais inovador nesse mundo nos permite melhorar continuamente a
experiência do cliente e fortalecer nosso papel como um espaço relevante para a
comunidade.

Quais as tendências do varejo observadas no NFR?
Eu posso dizer que eu achei que a inteligência artificial seria a grande protagonista
de toda essa edição, mas a gente percebeu que quem aparece como protagonistas
mesmo são as pessoas que vão utilizar essa tecnologia.
Eu quero destacar também a palestra do Lee Peterson, que foi incrível sobre o
mercado físico. Enquanto a gente fala que, no online, o principal ativo é o tempo e a
velocidade, no físico é a emoção, é a experiência que a gente consegue proporcionar
para os nossos clientes. E isso a gente precisa proporcionar fazendo o básico bem
feito: um bom atendimento, pessoas preparadas, a loja bem organizada, né? Então
tudo que a gente já sabe que precisa otimizar e que a gente precisa olhar quando a
gente fala para o físico.
E também a sustentabilidade, que permanece como uma pauta prioritária para o varejo
como um todo no futuro. Isso reforça a importância de ações que conectem marcas e consumidores e de estar
atento a um propósito maior. Essas tendências todas nos mostram como o varejo está cada
vez mais voltado para o cliente das próximas gerações, e pras suas necessidades e
expectativas.


2024 foi um ano de aquecimento para os shoppings nos Estados Unidos. O que o
mercado americano sinaliza para o Brasil?

Na visita da comitiva da Ancar Ivanhoe nos EUA, nós vimos um grande foco em
experiências imersivas, eventos personalizados e uso intensivo de dados para entender os
consumidores em um nível mais profundo. Esses aprendizados são valiosos para o Brasil,
onde notamos uma retomada forte do fluxo nos centros comerciais e uma busca crescente
por experiências diferenciadas. No Natal Shopping, por exemplo, temos apostado em
eventos culturais, infantis e familiares, que geram engajamento emocional e fortalecem
nosso vínculo com o público. É assim que nós estamos alinhados com as tendências
americanas e mundiais de fazer shopping center.


O Natal Shopping tem conquistado novas operações e posicionamento de
mercado. O que os temas do NFR ajudam a entender a contínua tendência de
sucesso do mall natalense?

Os temas abordados no NRF reforçam que o foco do Natal Shopping na experiência do
cliente, em ser como uma extensão da casa das pessoas, com nossos eventos, a criação
da mascote Naty e o nosso Alpendre, é o caminho certo.
Temos um olhar atento também para trazer novas operações, como a SouQ que
recentemente chegou para fortalecer o nosso mix de lojas, e sempre ampliar as
possibilidades para os nossos clientes. Além disso, nosso compromisso com o ESG, que inclui projetos como o ‘Naty nas Escolas’
e as nossas iniciativas de reciclagem, refletem a importância de ser uma marca com
propósito. Então, essa tendência de personalizar cada vez mais o atendimento e acolher o
cliente, tão presente no NRF, nos inspira a continuar oferecendo o nosso atendimento que
cria memórias e fortalece a nossa conexão genuína com o público potiguar.

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CARTÃO POSTAL

Confirmando tendência por experiências, apontada por Diana Petta, o mundo tem acompanhado ações da collab entre Louis Vutton e o artista Takashi Murakami pelas principais do planeta, Em Milão, Itália, dois bondes Louis Vuitton x Murakami, um com interior transformado em cinema, que exibe dois filmes Superflat de Takashi Murakami, e outro, com interior transformado em café, circulam pela cidade. Apropriadamente, a pop-up de Harajuku, em Tóquio, Japão, é a maior em área. Xangai, China, traz três espaços independentes na mesma rua (Julu Road): um café com fachada na temática Superflat de Takashi Murakami, uma pop-up com fachada no padrão Monogram Multicolore e um cinema. Além da pop-up no bairro Dosan, Seul, na Coreia do Sul, traz uma sorveteria Louis Vuitton x Murakami (Gelateria Dodo) e uma experiência de cabine de fotos (Picdot).

GEOPOLÍTICA DO ESTILO

Considerada uma das mais marcas impactantes do mundo, a espanhola Loewe leva Crafted World ao distrito de Harajuku, em Tóqui. O Japão foi primeiro país fora da Europa em que a marca estabeleceu presença, com a abertura de um espaço dedicado em 1973. Desenvolvida em colaboração com o OMA, estúdio responsável por alguns dos edifícios mais inovadores do século 21, Crafted World convida os visitantes a explorar os designs icônicos e as colaborações culturais que marcaram a evolução da grife. Crafted World Tokyo estará em exibição de 29 de março a 11 de maio de 2025

Fotos Divulgação

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