22 de fevereiro de 2024
Notícias

Centro de fissura labiopalatal do RN realiza semana de atividades de educação e conscientização

De 02 a 06 de outubro o Centro de Reabilitação de Fissuras Labiopalatais do Rio Grande do Norte (CREFIRN) do Hospital Infantil Varela Santiago realiza a semana Cleft Week. Na ocasião, serão promovidas atividades de educação e conscientização sobre a fissura, com dinâmicas e temas voltados para o cuidado com a higiene oral e combate ao bullying, em alusão ao dia mundial do sorriso, comemorado no dia 06 de outubro. 

A programação acontecerá durante toda a semana, das 8h às 10h30, no Crefirn, localizado na Av. Deodoro da Fonseca, 518, Centro, e é aberta à comunidade. Para mais informações: (84) 3209-8200.

O centro do Rio Grande do Norte destinado ao tratamento e reabilitação completa de crianças com fissura labiopalatina é uma parceria do hospital com a Smile Train, a maior organização do mundo dedicada à essa causa. No CREFIRN, uma equipe multidisciplinar composta por dentistas, médicos, fonoaudiólogos, nutricionistas, enfermeiros e assistentes sociais atuam no tratamento de pacientes com fissura labiopalatal.

A fissura labiopalatina se dá por falhas na fusão dos processos de formação nasal e da maxila e podem surgir devido a fatores genéticos ou ambientais. As fissuras atingem uma criança a cada 650 nascidas no Brasil. Elas afetam os aspectos estético, funcional e emocional dos indivíduos. Esteticamente, podem deformar as feições do paciente. Funcionalmente, acarretam dificuldades para sucção, deglutição, mastigação, respiração, fala e audição. Do ponto de vista emocional, as fissuras podem comprometer o ajustamento pessoal e social do indivíduo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *