20 de fevereiro de 2024
Notícias

Clubes crescem forte nas redes sociais

Na edição deste mês do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, o IBOPE Repucom destaca o desempenho mensal no volume de novos inscritos nas redes sociais dos clubes em março de 2023. Os 50 clubes considerados no estudo acumularam um total de 2,6 milhões de seguidores durante o mês de março e os cinco que mais se destacaram foram Flamengo, Fluminense, Corinthians, Grêmio e Palmeiras. Juntos, foram responsáveis por cerca de 1,5 milhão de inscrições, ou seja, 57% do total entre todos os clubes monitorados no período.

No primeiro trimestre de 2023, os 50 clubes alcançaram a marca de 8,1 milhões de novas inscrições em suas redes oficiais, mantendo o patamar acima dos 8 milhões pelo segundo ano consecutivo e volume 48% superior à média dos últimos 5 anos para o mesmo período.

Clubes

Flamengo alcançou o melhor desempenho no mês de março ao somar cerca de 437 mil novos seguidores no combinado de suas redes. O clube, que se aproxima dos 54 milhões de inscrições no combinado de suas plataformas, somou mais de 1,5 milhão somente no primeiro trimestre. O Instagram foi o grande responsável por esse feito no último mês. Nesta plataforma, registrou 250 mil novos seguidores (57% do total mensal), além de ter liderado o crescimento entre os clubes no Twitter.

Fluminense obteve o segundo melhor desempenho no período ao registrar pouco mais de 360 mil novas inscrições no acumulado de suas plataformas. O clube concentrou 80% de seu crescimento no TikTok e liderou, inclusive, no volume de novos seguidores na plataforma entre todos os clubes nacionais, sobretudo com conteúdos sobre o retorno do jogador Marcelo e do título da Taça Guanabara deste ano.

Corinthians fechouo pódio de março ao ter registrado 280 mil novas inscrições no acumulado de suas plataformas, chegando à marca dos 33 milhões em suas cinco plataformas oficiais e consolidando a segunda posição geral no Ranking Digital.  No último mês, o clube concentrou 88% de seu crescimento no Instagram (52% de participação no resultado geral do clube) e no TikTok (36% de participação).

Grêmio ficou com a quarta posição em volume de crescimento no mês passado. Foram 217 mil novas inscrições entre suas contas. Seu principal resultado se deu no Facebook, plataforma onde o clube contabilizou 100 mil novos inscritos, ou 46% de seu ganho total.

Palmeiras encerrou o TOP 5 entre os maiores crescimentos. Sobre seu desempenho no período, foram 197 mil no combinado de suas plataformas. Apenas no TikTok, registrou 100 mil novos seguidores, 51% do seu ganho total no mês, seguido do Instagram, onde clube registrou cerca de 70 mil novas inscrições (34% do total).

São Paulo concentrou praticamente todo seu crescimento de março no Instagram e atingiu os 5 milhões de seguidores nesta plataforma.

Destaque para os rivais Remo e Paysandu, que foram os protagonistas em março no ganho de novos inscritos no YouTube, entre todos os clubes nacionais, com 42 mil e 29 mil novos inscritos, respectivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *