Copa dos Ex-alunos Marista começa neste sábado (6/08)
Em ritmo de Jogos Olímpicos, a Copa dos Ex-alunos Marista começa neste sábado (6/08), a partir das 8h, com rodadas de futebol e futsal, no campo e quadra do Colégio. A competição, que promove a confraternização e o reencontro de gerações de ex-alunos do Marista de Natal, está na sua 7ª edição e já provoca uma reação em cadeia em outras escolas da cidade.
Em parceria com instituições também tradicionais como Salesiano e ETFRN (atual IFRN), os organizadores da Copa do Ex-aluno Marista já cogita a possibilidade de realização de um torneio entre ex-alunos de escolas da cidade, patrocinada pela Prefeitura de Natal.
“A Copa do Ex-aluno Marista já virou uma referência para os outros Colégios de Natal. Tanto é assim que se especula a realização de um ‘JERNS’ dos Ex-alunos na modalidade futebol, no fim do ano”, revela Yuri Bagadão, presidente da Associação dos Ex-alunos Marista.
Em relação a Copa do Ex-aluno Marista, que já entrou para o calendário de eventos do Colégio de Natal, Bagadão ressalta que a importância dos jogos para os ex-alunos pode ser medida na preparação das equipes. “A cada ano, a gente vai vendo a importância destes jogos, não só no mês de agosto, quando são realizados, mas durante todo o ano. Muitas equipes contratam comissões técnicas para treinar e se preparar, desde o início do ano”.
Organizada pela Associação dos Ex-alunos Marista, com apoio do Colégio, a 7ª Copa contará com 200 participantes, disputando quatro modalidades esportivas: futebol (sênior), futsal (júnior e sênior), vôlei feminino e basquete masculino. Os jogos são disputados sempre nos fins de semana de agosto, até o dia 21, quando serão realizadas as finais de futsal e futebol. O vôlei e o basquete terão suas disputas nos dias 13 e 14 de agosto, segundo fim de semana.
Copa contribui para melhor qualidade de vida
Os jogos tomou uma proporção tão grande que já influencia na saúde e qualidade de vida dos participantes. “Pessoas que não tinham uma atividade física frequente, regular, hoje em dia, já se encontram semanalmente para treinar. Está cada vez mais sendo levado à sério, sem perder o espírito da confraternização, de reviver o Marista”, diz Bagadão.
O diretor esportivo da Associação dos Ex-alunos Marista, Rodrigo Monte, também ressalta a integração entre amigos do tempo de escola e a prática esportiva como importantes para a saúde física e mental dos participantes. “Acredito que esse tipo de evento é gratificante por tudo isso e, principalmente, para reviver os grandes momentos do metro quadrado de escola que revela as maiores inteligências do ensino potiguar”, afirma, em tom saudosista.
Para Giuliano Caldas, ex-aluno e ‘presidente’ do time Aliados, “a Copa Marista de Ex-Alunos cumpre um importante papel na manutenção do vínculo entre o Colégio e aqueles que ali estudaram, promovendo o reencontro entre diversas gerações e valorizando sua história. Voltar a esta casa é relembrar momentos importantes na vida de todos”.
“Nós tivemos no Marista a melhor ou uma das melhores épocas de nossas vidas. Além de tudo isso, o Colégio ainda nos proporciona reencontrar os amigos da época semanalmente, com os treinos de preparação para os jogos e ter uma vida mais saudável”, reforça Bagadão.
O ex-aluno Bruno Carvalho, da equipe Quarta FC, admite que a Copa do Ex-aluno Marista é o evento que ele espera ansiosamente todo ano. “Mais do que esporte. Essa Copa promove a integração entre diferentes gerações de alunos Marista. É uma ótima oportunidade para encontrar velhos amigos. Eu espero por ela ansiosamente todo ano”, afirma.
“O Marista está de parabéns por abrir as suas portas para os ex-alunos. O Colégio também ganha com isso porque mantém o vínculo com os ex-alunos, fazendo com que as gerações se perpetuem, que o filho do ex-aluno tenha este espírito também”, finaliza. “Assim como nos anos anteriores, esperamos mais um grande torneio e uma grande confraternização. Parabéns ao Marista e Associação dos Ex-Alunos pela iniciativa e organização”, completa Giuliano.
Disputa acirrada no futebol
Com seis equipes, disputando um hexagonal, o futebol se posicionou como ‘carro-chefe’ da Copa. Ao lado do futsal é a modalidade que mais atrai participantes. E a expectativa é de que a 7ª edição será a mais disputada. “A expectativa para o torneio de 2016 é que seja o mais disputado de todos, pois a maioria das equipes tem comissão técnica e se organizaram para treinar antes dos jogos”, afirma Giuliano Caldas.
“Além disso, a quantidade de equipes e o formato dos jogos (em grupo único e todos jogando entre si) tornam a disputa mais justa e emocionante, tanto no futebol de campo quanto no futsal”, completa o ‘chefe’ dos Aliados, que estreia no sábado, às 9h, contra a Dinamáquina. Mas, quem abre a competição, às 8h, é Quarta FC x Meninos De Bel; às 10h, entram em campo OFB e Eternos. No domingo, também começando às 8h, a sequência é a seguinte: Aliados x Quarta FC, Eternos x Meninos de Bel e OFB x Dinamáquina.