1 de março de 2024
Notícias

Dia Internacional da Yoga: confira orientações para começar a prática

Oficializado pela ONU, o Dia Internacional da Yoga é comemorado em 21 de junho. A data foi criada para incentivar a prática da atividade física e promover um estilo de vida sustentável em equilíbrio com o planeta.

A procura pela yoga tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, tanto em espaços especializados, quanto em academias. O professor da Pulse Lucas Macedo explica que, assim como várias outras ginásticas coletivas, a prática pode ser uma aliada no condicionamento físico, flexibilidade, força, postura e resistência.

“Mas gosto muito de pensar nesses aspectos como ganhos secundários”, explica. “Para mim, os principais benefícios estão relacionados a desenvolvimentos mais sutis, como da respiração, da concentração e do relaxamento”, diz Lucas.

Segundo ele, a consciência corporal desenvolvida facilita perceber e alterar padrões respiratórios e mentais, inclusive nos treinos de musculação, por exemplo, podendo ser usada para relaxamento ou ativação – neste último caso, quando é mais vigorosa.

Para quem quer começar, a primeira recomendação é experimentar. “Muita gente acredita que a prática é bastante lenta e, por isso, difícil de acompanhar”, afirma Lucas. “Mas eu mesmo tenho hiperatividade e vejo a yoga como um desafio possível e estimulante”.

Ainda de acordo com o professor, ser “muito acelerado” ao ponto de não conseguir observar a respiração por um minuto não é um traço de personalidade, mas está relacionado à capacidade de foco, o que precisa ser estimulado.

“Outra orientação é sempre respeitar os limites do próprio corpo”, diz. “Nem todo alongamento ou exercício proposto deve ser feito igual ao professor ou colegas, cada pessoa tem suas condições e possibilidades a cada dia, e tudo bem sermos assim”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *