Pesquisa aponta que 71% dos brasileiros acreditam no Hexa
A Copa do Mundo, há muitos anos, movimenta estruturas sociais e individuais. Existe uma relação que extrapola o evento em si e carrega signos sensíveis e potentes, refletindo muitos temas da vida. A Copa traz a oportunidade de manifestar e lidar com emoções que, muitas vezes, camufladas pela rotina, estão adormecidas. É a possibilidade de entrar em contato consigo.
De acordo com a pesquisa feita pela Apoema – Agência de pesquisa de comportamento que se propõe a humanizar os consumidores de grandes marcas, 71% dos brasileiros acreditam que a seleção tem chance de ganhar a Copa do Mundo e 55% dos torcedores apaixonados nunca foram ao estádio, mas sonham em acompanhar uma Copa.
O levantamento mostra ainda que os brasileiros são dedicados: estudam, analisam, discutem, conversam e sonham acerca da seleção brasileira. Hoje, 62% dos torcedores apaixonados pela equipe do Brasil e Copa do Mundo dizem que acompanham e sempre vão acompanhar o time.
Outro ponto é o aumento da procura de eletrônicos para a Copa do Mundo, em 2022, 24% dos torcedores pretendem comprar uma nova TV para assistir melhor aos jogos. Em relação a torcida no ambiente residencial – 91% dos brasileiros curtem assistir aos jogos no conforto do próprio lar e 29% organizam a casa para deixá-la mais confortável para o evento.
O trabalho também é impactado pela Copa do Mundo, é comum deixar os escritórios mais cedo para assistir aos jogos e, segundo o estudo, 30% dos torcedores gostam do evento por conta disto: a quebra da rotina.
Mesmo o povo brasileiro tendo uma relação intima com a Copa do Mundo, um dado, em específico, chama atenção: 48% dos torcedores se sentem distantes da seleção. Porém, com a proximidade dos jogos, a tendência é que todos esses sentimentos apontados no estudo sejam despertados e que surja mais um momento histórico na trajetória do futebol brasileiro.
Diante desse cenário, pensei em orquestrar com você uma matéria que conta um pouco da trajetória da copa do mundo através dos anos – ou talvez você possa estar preparando uma matéria onde essa pesquisa possa ser muito útil.
Podemos entrevistar alguns personagens que participaram dessa pesquisa. Também pensei na possibilidade de fazer uma linha do tempo dos principais acontecimentos de cada copa e da relação dos brasileiros com esse evento mundial.
Abaixo seguem mais dados da Apoema para que você possa entender melhor o posicionamento da marca no mercado de pesquisas comportamentais:
Empresa: Apoema
Porta-vozes: Julia Ades – Fundadora e Head de Pesquisa e Conteúdo e Helena Dias – Sócia e Head de Pesquisa e Projetos
Ano da fundação: 2016
Faturamento 2020: R$360.000
Faturamento 2021: R$600.000
Expectativas 2022: R$750.000