11 de novembro de 2025
Notícias

O verdadeiro valor dos Estaduais

Terminado o Campeonato Estadual escuto a mesma história há 300 anos. Que valor tem esse torneio? Respondo. Muito. A começar pela felicidade do torcedor que ganha o troféu e a manutenção das rivalidades locais. Qual torcedor americano não ficou feliz? Quem não tirou sarro do amigo? Mas isso é só o começo de uma série de fatos importantes que precisam ser destacados sobre o nosso certame.

Antes da bola rolar, todos falam em testes e que o torneio não serve como referência. Quando os jogos começam e os resultados não vêm, os treinadores são os primeiros a perceber, na pela, que não é bem assim. América e ABC terminaram o Campeonato Potiguar com técnicos diferentes dos que começaram e a prova está aí.


Em termos financeiros o debate gira em torno das baixas arrecadações por causa de pequenos públicos. Essa é uma realidade que, na minha visão poderia ter sido mudada há algum tempo. Não digo em termos de dinheiro, mas sim de público. Se já é certo que os valores vindos das arquibancadas serão pequenos, baixem o preço dos ingressos para valores mínimos. Encham os estádios. Ataiam seu público consumidor. Levem as crianças, os jovens e as mulheres para os estádios.


Caros leitores, Estadual é tão interessante que até nas redes sociais as coisas se alteram. O IBOPE Repucom, que acompanha o movimento dos 50 clubes mais seguidos digitalmente publicou pesquisa que comprova o efeito positivo de ser campeão local.


Na edição de abril do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, o IBOPE Repucom, por exemplo, CRB e América-RN, campeões estaduais, avançaram uma posição cada no Ranking Digital. O campeão alagoano somou 9,7 mil inscrições e avançou para a 41ª posição, enquanto o campeão potiguar somou 8,7 mil novos inscritos e chegou a 43ª posição, voltando a se aproximar do ABC, que é o 39º com 733.766.


No resto do Brasil o efeito se repetiu. O Corinthians, atual campeão do Campeonato Paulista, liderou os ganhos de março ao somar quase 1 milhão de novas inscrições no combinado de suas redes oficiais (986 mil). Este foi o segundo maior resultado do clube na série histórica do estudo, atrás apenas de agosto de 2022, quando o clube registrou 1,1 milhão de novos inscritos. O “Timão” também liderou o ganho de seguidores no Instagram (629 mil novos inscritos) e dividiu a liderança com o Santos no TikTok (300 mil). Estas conquistas levaram o clube a ultrapassar a marca de 40 milhões de inscrições no total de seus perfis oficiais.


O Flamengo, campeão do Campeonato Carioca deste ano, obteve o terceiro maior desempenho ao somar 343 mil novas inscrições. O resultado “Rubro-Negro” em março foi quase todo dividido em três de suas plataformas: Instagram (115 mil novos seguidores), YouTube (110 mil) e TikTok (100 mil). Além disso, o Flamengo alcançou a marca inédita de 62 milhões de inscrições no total de perfis oficiais, cerca de 22 milhões de vantagem para o Corinthians, segundo colocado no Ranking.


O Internacional e o Bahia, campeões estaduais, superaram o ganho de 100 mil seguidores no mês, sendo este o segundo maior resultado de toda a série histórica do estudo para o Bahia e o terceiro maior para o Internacional. Além disso, o Internacional alcançou a marca de 8 milhões de inscrições no combinado de seus perfis oficiais.


O Atlético-MG, campeão do Campeonato Mineiro, atingiu a marca de 12 milhões de inscrições no total de seus perfis oficiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *