17 de junho de 2026
Notícias

Programa “Planta Natal” cumpre meta de 20 mil mudas plantadas

O programa “Planta Natal” alcançou a meta estabelecida pela Prefeitura,
chegando a 20 mil mudas de espécies nativas plantadas em todas as regiões
da cidade. A marca histórica foi batida na última sexta-feira (07), após a
realização de uma ação de plantio simultâneo em várias unidades de ensino
da rede pública municipal de Educação. Um Ipê Branco, cultivado no Espaço
Natal Sustentável, foi árvore de número 20 mil. O vegetal está na Escola
Municipal Vera Lúcia de Barros, no Pajuçara.

Planta Natal – foto Manoel Barbosa


“Hoje é um dia de muita alegria e emoção com o alcance da meta
estabelecida. Todo o esforço, empenho e dedicação da equipe envolvida no
programa está sendo recompensada. Isso representa um ganho imenso para
Natal, um legado para a atual e as futuras gerações, que irão viver em um
local mais arborizado, com melhores condições climáticas, com conforto
térmico e com uma massa arbórea ampliada. A gestão do prefeito Álvaro
Dias planejou, executou e cumpriu o prometido”, comentou Danielle Mafra,
coordenadora do Planta Natal.
O plantio mudou a rotina da Escola Municipal Vera Lúcia de Barros, em meio
à programação desenvolvida pela Prefeitura pela Semana do Meio-Ambiente.
Os alunos ficaram empolgados e satisfeitos com a notícia de que a escola em
que estudam recebeu a árvore de número 20 mil do programa Planta Natal.
João da Silva, 9, disse que o respeito ao meio ambiente é muito importante:
“Precisamos cuidar, preservar e contribuir para proteger a natureza. Essa
árvore aqui na nossa escola representa muito. Vamos nos dedicar bastante
para que ela possa crescer bem”, disse.
Júlia Costa, 8, não escondeu a empolgação em acompanhar e ajudar no
plantio das mudas nativas: “Essa é uma ação muito legal. As árvores ajudam
a diminuir o calor, contribuem com a melhoria do ar e também são
importantes fontes de riquezas”, contou a estudante.
A ação de plantio simultâneo da sexta-feira passada foi realizada em 33
escolas da rede pública de Educação do Município. Cerca de 300 mudas de
espécies nativas foram plantadas. A operação envolveu a participação de 60
profissionais e voluntários e 1.600 alunos. 
Foram utilizadas mudas de Oiti, Craibeira, Tamboril, Aroeira Vermelha, Ipê
amarelo, Ipê branco, Ipê roxo/rosa, Pau ferro, Mororó, Sapucaia, Jatobá,
Cajueiro, Sabão de Soldado, Ubaia, Pata de Vaca, Urucum, Araticum, Murici
da Praia, Mangabeira e Pitanga.
O Planta Natal conta com o envolvimento das Secretarias de Governo,
Comunicação Social, Educação, Meio Ambiente e Urbanismo, Serviços
Urbanos, Urbana e UFRN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *