Rio-2016: Brasileiros treinam no exterior para os Jogos do Rio 2016
Nesta terça-feira (dia 5), seguem para Paipa, na Colômbia, para treinamento em altitude até o dia 8 de agosto, o maratonista Solonei Rocha da Silva, e os meio-fundistas Thiago do Rosário André (1.500 m) e Lutimar Paes (800 m).
O casal Marilson Gomes dos Santos (maratona) e Juliana Paula dos Santos (3.000 m com obstáculos) treinarão na mesma cidade até o próximo dia 27.
Ainda nesta terça-feira Wagner Domingos, o Montanha, recordista sul-americano do lançamento do martelo, vai para Zagreb, na Croácia, onde ficará até o dia 3 de agosto, sob orientação do esloveno Vladimir Kevo. Montanha ocupa a quarta colocação no Ranking Mundial da IAAF.
Quatro marchadores já viajaram no domingo (dia 3). Erica Rocha de Sena foi para a Europa e treinará na altitude de Font Romel, na França, com o marido, técnico e atleta equatoriano Andrés Chocho, até o dia 14 de agosto. Ela também está na quarta posição no Ranking da IAAF – nos 20 km.
Já Caio Bonfim, José Alessandro Bagio e Cisiane Dutra Lopes treinarão até o dia 27 de julho na altitude de Flagstaff, nos Estados Unidos. Os atletas terão o apoio da treinadora Gianetti Bonfim e da fisioterapeuta Flavia de Souza Faria.
O presidente da CBAt José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, lembra que a Confederação está fazendo todo o esforço para dar as melhores condições de treinamento aos atletas com vistas aos Jogos Olímpicos. O primeiro objetivo, segundo ele, foi alcançado ao formar a maior delegação da história, com 66 atletas convocados. “A primeira meta foi obtida. Agora é colocar o maior número de brasileiros em finais e depois pensar em pódio”, disse Toninho Fernandes.
