7 de novembro de 2025
Notícias

RIO-2016: Calderano, Mesatenista brasileiro, foi superado pelo japonês Jun Mizutani e deu adeus à disputa individual

Emocionado após a eliminação nas oitavas de final da Rio 2016, Hugo Calderano se disse orgulhoso pela campanha que teve em seus primeiros Jogos Olímpicos e lembrou o apoio da torcida durante as partidas no Riocentro. O jovem mesatenista brasileiro deu adeus à competição após ser derrotado pelo japonês Jun Mizutani, número 6 do mundo, por 4 sets a 2 (11/5, 11/6, 11/13, 8/11, 11/8 e 12/10).

Ao fim da partida, Calderano não escondeu as lágrimas, mas, garante ele, o choro foi uma mistura de emoções.
“Não chegou a ser de tristeza. Se eu ganhasse, acho que também iria chorar. É muita emoção jogar essa Olimpíada em casa, com todo mundo torcendo muito. Tênis de mesa não é um esporte popular e foi um momento muito importante para mim”, disse.
Hugo Calderano fez história ao chegar nesta fase do torneio. Ele igualou a melhor campanha de um brasileiro em Jogos Olímpicos, que era de Hugo Hoyama, em Atlanta (1996).
“Fiquei muito feliz com a campanha em geral. Foi um grande resultado. Claro que deixei escapar a chance de ir ao sétimo set, mas acontece, é o esporte. Ele (Jun Mizutani) é um grande jogador. Ainda tenho 20 anos e espero que, com mais experiência, possa levar a melhor. Pode ter sido uma derrota nesse jogo, mas foi uma vitória para o tênis de mesa brasileiro”, ressaltou.
Ao ser questionado sobre se manter focado apesar do barulho da torcida, o mesatenista lembrou François Ducasse, que morreu em abril desse ano.
“Há alguns anos, vinha fazendo um trabalho mental. Infelizmente, meu peparador faleceu há alguns meses, mas tudo que ele me ensinou continua comigo. Acho que tenho um grande poder de foco e concentração. E isso é o mais importante em competições como essa”, garantiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *