Segue a luta no Brasileiro da Série D
América, Maranhão, Central, Imperatriz, Altos, Santa Cruz, Manauara, ASA, Aparecidense, Goiatuba, Rio Branco, Inter de Limeira, Mixto, Cianorte, Ceilândia e Barra são as equipes que avançaram para as oitavas de final da Série D, após os jogos do fim de semana. Clubes tradicionais, como Portuguesa, Sampaio Corrêa e Joinville, ficaram no meio do caminho.
Os próximos confrontos já estão definidos, também com partidas de ida e volta. Confira quem vai buscar vaga nas quartas de finais: Maranhão x Central, Imperatriz x América-RN, Santa Cruz x Altos, Manauara x ASA, Goiatuba x Aparecidense, Rio Branco x Inter de Limeira, Cianorte x Mixto e Ceilândia x Barra.
A classificação do América, após a vitória por 2 a 0 sobre a Juazeirense, não veio com facilidade — como reafirma a dura verdade dos jogos da Série D: são sempre complicados, travados e decididos nos detalhes e na entrega emocional em campo.
Além da vaga, o Alvirrubro também celebrou um feito marcante fora de campo: recorde de público no ano para o América. A festa foi linda.
Mais do que celebrar, é preciso agora olhar com serenidade para o adversário que vem pela frente: o Imperatriz. Trata-se de um time que, mesmo se menos badalado, merece respeito. A Série D não perdoa relaxamento: qualquer deslize e o jogo vira. O Imperatriz tem sido tradicional força na sua região, com estrutura e futebol competitivo — não é um rival para ser encarado de cima para baixo, mas sim com foco, seriedade e a mesma entrega que vimos no sábado.
Se o América quer seguir sonhando, é hora de manter a energia, fazer da festa contagiante um combustível, e entrar em campo contra o Imperatriz com pés no chão — mas com o coração igualmente cheio de determinação.
Sobre as outras classificações segue um resumo de cada confronto: O Maranhão ganhou a vaga apesar de perder para a Tuna Luso por 2 a 0 neste domingo, em Belém. Antes, em São Luís, havia vencido por 4 a 1. A Tuna sai da competição com uma marca importante: foi a única equipe que venceu todos os seus jogos em casa.
A classificação do Central foi dramática. Venceu o Lagarto em casa por 1 a 0 no primeiro jogo e neste domingo perdia para o rival por 2 a 1 até o último minuto, quando arrancou o empate (2 a 2) e selou a vaga no Barretão-SE.
Também não foi fácil a missão do Imperatriz. Fora de casa havia derrotado o Manaus por 2 a 0. No sábado (9), como mandante, perdeu pelo mesmo placar e a definição teve de ir para as cobranças de pênaltis, quando a equipe maranhense fez 5 a 3.
A classificação mais tranquila foi do Altos. Tinha goleado o Independência por 5 a 1 no Acre e no segundo jogo, no sábado (9), em casa, venceu por 3 a 1.
Outro confronto que mexeu com o coração dos torcedores foi Santa Cruz x Sergipe. Em Aracaju, uma semana atrás, o time da casa ganhou por 2 a 1. No Arruda lotado no sábado (9), o Santa devolveu o placar. Nos pênaltis, a equipe pernambucana levou a melhor: 5 x 4.
Já o Manauara é o único representante do Norte nas oitavas. Depois de um empate (1 a 1) com o Sampaio Corrêa em São Luís, passou pelo adversário em casa no sábado (9) com o placar de 1 a 0.
O ASA é outra equipe do Nordeste que avançou na competição, com duas vitórias sobre o Ferroviário: 1 a 0 fora de casa e 2 a 0 no sábado (9) em Arapiraca.
Dona do melhor ataque da competição, a Aparecidense eliminou o Maricá-RJ. Tinha vencido o primeiro jogo, no Rio, por 2 a 1, e conseguiu a classificação com um empate, neste domingo, em casa: 2 a 2.
Outra equipe de Goiás a passar de fase, o Goiatuba superou o São José. Primeiro, houve empate por 1 a 1 em território goiano. Neste domingo, no Rio Grande do Sul, o Goiatuba venceu o São José por 2 a 1.
Com autoridade, o Rio Branco chegou às oitavas. Na semana passada, arrancou empate (0 a 0) com a Luverdense no campo do adversário. Nesse sábado (9), ganhou por 3 a 0 no Kleber Andrade.
A Inter de Limeira foi o único paulista a passar às oitavas. Deixou para trás o Marcílio Dias. Empate por 0 a 0 em Santa Catarina e vitória da Inter por 2 a 1 no sábado (9), em Limeira.
Numa disputa emocionante, o Mixto fez bonito e tirou do páreo a Portuguesa. No primeiro jogo, em Cuiabá, vitória do Mixto por 1 a 0. No sábado (9), a Lusa ganhou por 1 a 0 no Canindé e levou a definição da vaga para os pênaltis – 4 a 3 para a equipe do Centro-Oeste depois de algumas reviravoltas.
No confronto entre Joinville e Cianorte, o time paranaense sobressaiu. Após empate (1 a 1) em Joinville, o Cianorte goleou o rival por 4 a 0 neste domingo, em casa.
E o Distrito Federal também terá representante nas oitavas. Trata-se do Ceilândia, que eliminou o Água Santa: 1 a 1 em São Paulo e no sábado (9), vitória do Ceilândia por 1 a 0, diante de sua torcida.
Depois de ótima campanha na fase de grupos, o Barra confirmou o bom momento e superou o Cascavel nas duas partidas: 1 a 0 fora de casa e 3 a 0 no sábado (9) em Santa Catarina.
