12 de abril de 2026
Notícias

Skatista fala sobre preconceito sofrido por ser mulher no esporte

Até meados do século 20, mulheres encontravam barreiras para estarem inseridas em meios tipicamente masculinos. Um deles, o esporte, aos poucos foi cedendo frente a força feminina e os movimentos históricos de luta feminista.
A skatista e influenciadora digital Fernanda Creazzo, conhecida como Mafê no meio esportivo, relata o que o skatismo representa na sua vida: “Pra mim ser skatista é mais que um esporte, é a essência da minha vida. Foi o skate quem me proporcionou o meu sustento e da minha família. O Skate é a minha válvula de escape pra qualquer problema.”
Fernanda tem a percepção de que os tempos atuais oferecem um novo panorama para as mulheres no esporte: “ser mulher skatista hoje é diferente de antigamente, meu ponto de vista. Haviam muitos estereótipos. Ate o jeito de se vestir era diferente. Hoje as minas se vestem bem, ate quem não é skatista quer se vestir igual. Eu nas antigas usava baby look, calça big e corrente amarrada na carteira (risos). Devido aos estereótipos, eu só conseguia andar com menino, porque as minas não eram que nem eu, e tipo, eu sempre fui maloqueira. Gostava de rua”.
Foto: MF Press Global
Foto: MF Press Global
Na opinião de Fernanda, a novela vespertina Malhação foi um estopim para a moda do skate: “Hoje a cena é outra né? Depois de malhação o skate virou moda. Ok, bom pra mim, e bom pra todo mundo, porque o “modinha” não é uma coisa negativa. Isso significa, mais mulheres se interessando por um esporte onde a maioria era só homem. Naquela época, eu sempre quis ter mais amigas que andassem de skate. Hoje eu tenho”.
Dada a predominância masculina, Fernanda relata os casos de preconceito que viveu por ser skatista: “Eu sofria mto preconceito pelo meu jeito de me vestir e porque andava só com meninos. Hoje ainda sofro pelo rótulo “skatista”. Uma vez a minha sogra me falou que uma amiga dela que perguntou: A sua nora trabalha com o que? Ai ela respondeu: com skate. Ela disse que a mulher fez cara feia rs de tipo, como assim? Skatista? Ai quando explico que tenho uma empresa de skate, a historia muda”.

Um comentário sobre “Skatista fala sobre preconceito sofrido por ser mulher no esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *