20 de maio de 2024
Sem categoria

Agências de viagem x internet: tema teve ampla discussão na Abav

Estratégias comerciais para que agências e operadoras de viagens se adaptem ao perfil do novo consumidor do mercado de turismo foram o tema central do debate no segundo dia do 38º Congresso Brasileiro das Agências de Viagens e Feira das Américas – Abav 2010.
A mesa foi formada pelo presidente da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo – Braztoa, José Eduardo Barbosa; pela diretora de Eventos da Abav Nacional, Carmen Marun; pelo gerente nacional do Projeto Viaja Mais Melhor Idade, Enzo Arns; pelo vice-presidente da Braztoa e diretor da Marsans Viagens no Brasil, Jaime Abraços; e pelo diretor de Tecnologia da Braztoa, Marcos Ferraz.
A discussão foi em torno de meios de absorver a nova realidade no setor, que tornou menos clara a relação comercial entre operadoras e agências, um desafio para os profissionais.
A dificuldade se dá, principalmente, pela venda de passagens aéreas pela internet, feita diretamente pelas companhias e pela facilidade de acesso às OTAs (agências de viagens online).
O consumidor da classe média de hoje, muitas vezes, deixa de procurar os serviços especializados para planejar a viagem por conta própria.
Para a diretora de Eventos da Abav Nacional, Carmen Marun, a nova classe média pode ser incorporada ao mercado com sucesso, pois tem pouca experiência em viajar e, mesmo pagando menos, precisa de auxílio. 
Os idosos também são um público que cresce cada vez mais nesse mercado e, segundo Enzo Arns, merece atenção dos agentes, pois consumidores da terceira idade podem viajar regularmente, têm necessidades variadas e, em geral, se organizam em grupos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *