24 de maio de 2024
Destino internacional

Casa de Goethe recebe cem mil visitantes por ano

Frankfurt – A Casa de Goethe é o principal ponto turístico de Frankfurt. Recebe cerca de cem mil visitantes por ano. O escritor e poeta que deixou um legado artístico e cultural para a Alemanha e para o mundo nasceu em 1749 e viveu infância e juventude na casa que hoje abriga relíquias da família. Uma curiosa família, diga-se.

As histórias da irmã Cornélia e dos pais Johann Gaspar Goethe e Catarina Elizabeth são bem interessantes. Fazem parte do museu. O lado triste fica por conta da destruição da casa original, toda em estilo rococó, durante a Segunda Guerra Mundial. A reconstrução foi em 1951 e tentou – creio que com êxito – manter o padrão original.

O quarto azul, a enfeitada sala Pequim, a vasta biblioteca e uma verdadeira galeria de arte, com obras de pintores contemporâneos de Goethe, são os recintos mais expressivos da casa de quatro andares. O local mais curioso, porém, talvez seja a cozinha. E o mais representativo, certamente, o salão de música, com instrumentos realmente originais.

Destaque também para o relógio astronômico, que era um xodó de Goethe. No último andar da casa, o teatro de marionetes revela a inclinação do escritor para as artes cênicas. Consta que ele “montou” suas primeiras peças aos seis anos de idade. Mas foi ao estudar Direito, aos 22 anos, que acabou florescendo a latente inclinação do escritor e poeta que, entre tantas obras primas, nos deixou “Fausto”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *