3 de dezembro de 2023
Sem categoria

Confira entrevista exclusiva com o diretor comercial da Gol, Eduardo Bernardes

“Nosso foco não é a liderança do mercado, mas sim prestar um serviço eficiente e buscar rentabilidade”.
O diretor comercial da Gol Linhas Aéreas, Eduardo Bernardes, concedeu entrevista exclusiva ao blog durante o Fórum Panrotas, que se encerra hoje em São Paulo.
A meta de crescimento da empresa para este ano está entre 12,5 a 18%. No ano passado, o incremento foi da ordem de 47%. Enquanto a principal concorrente, a Tam, anunciou sua 135 aeronave recentemente, a Gol promete fechar 2010 com mais três aeronaves, totalizando 111.
“É preciso atentar para o detalhe de que nossa oferta de assentos aumentará bastante, já que também trocaremos várias aeronaves. E olha que não se trata de aviões velhos. São aeronaves com média de seis a sete anos de uso, que serão trocadas por equipamentos maiores e mais modernos”, observa o diretor da Gol.
Bernardes lembrou que dos 30 milhões de passageiros que voaram pela Gol no ano passado, 10%, em média, utilizaram o avião pela primeira vez. E para esse ano, cuja meta é transportar entre 31 e 36,5 milhões, o percentual de passageiros da classe C tende a ser maior, segundo o diretor da Gol.
“Houve uma queda de viajantes de negócios e um incremento no número de turistas em lazer. É a classe média viajando mais, sobretudo de camadas que antes se utilizavam do ônibus como meio de transporte”, ressaltou.
O diretor comercial da Gol esclareceu que a empresa chega a esses dados através de pesquisas periódicas nas próprias aeronaves, realizadas desde 2001. “É um instrumento de análise interno – lembrou ele -, que não costuma ser divulgado. São pesquisas para tomadas de decisões, nas quais abordamos o grau de satisfação do passageiro.”
Sobre a guerra tarifária, Eduardo Bernardes comentou que “prefere não entrar nessa briga”. Segundo ele, o principal é não perder o foco no DNA da empresa, que é trabalhar com baixas tarifas.
Já em relação a novos vôos, o diretor da Gol anuncian algumas novidades, como a freqüência São Paulo-Manaus-St. Marteen, que começará a operar no dia 1 de maio. Ele lembrou que a ligação com Bauru, iniciada recentemente, está sendo um sucesso, assim como os dois vôos diários para Presidente Prudente. “Deveremos ter novidades para o interior de São Paulo até o final do ano”, adiantou.
Outro destino que ganhará novos vôos da Gol, ainda no primeiro semestre, será Navegantes, em Santa Catarina, que terá vôos diretos para São Paulo (Congonhas) e Rio de Janeiro. Já as operações a partir de Campinas terão novos charteres para o Nordeste, sobretudo para Natal e Fortaleza, de acordo com Bernardes.
O serviço de bordo pago implantado recentemente pela Gol em 42 voos com mais de uma hora e 20 minutos de duração está sendo um sucesso, segundo Eduardo Bernardes. Ele ressalta que a meta é atingir, até o final do ano, cerca de 500 dos 880 voos da empresa.
“Os preços praticados são justos e vale lembrar que o serviço gratuito de refrigerante, suco e água não acabou. Estamos apenas dando uma opção a mais ao passageiro”, destaca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *