21 de maio de 2024
Sem categoria

Estudo de Competitividade da Fundação Getúlio Vargas é lançado na Abav

Como cresce a capacidade dos destinos turísticos de gerar negócios de forma sustentável? Foi o que investigou o novo Estudo de Competitividade realizado pela Fundação Getúlio Vargas a pedido do Ministério do Turismo  e do Sebare. Os resultados foram entregues na manhã desta quinta-feira (21), durante a Feira das Américas – Abav 2010, a gestores públicos dos 50 municípios brasileiros pesquisados.
 
O estudo apresenta a evolução dos municípios em 60 variáveis de 13 quesitos mapeados. Segundo o ministro do Turismo, Luiz Barretto, “a pesquisa fornece um retrato detalhado do setor, possibilitando uma intervenção planejada em um grupo de destinos muito importantes para a atividade econômica do turismo no Brasil”, avaliou.
 
Para Barretto, é muito difícil superar desafios de um setor que se desenvolve a passos largos sem um diagnóstico preciso que aponte metas e necessidades de cada destino. O levantamento pode ser utilizado como dispositivo de planejamento de ações nos destinos.
Já a coordenadora geral de Regionalização do Ministério do Turismo, Ana Clévia Guerreiro, recomendou aos agentes públicos que dediquem à atividade turística o esforço e o investimento necessário para transformar a realidade dos municípios brasileiros. 
O processo de avaliação desses destinos tem se revelado uma ferramenta eficaz e indutora de comportamento competitivo, segundo Dival Schmidt, coordenador de Turismo do Sebrae e ex-diretor da Escola de Turismo e Hotelaria Barreira Roxa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *