12 de setembro de 2026
Turismo

Guias do RN avaliam potencial do Geoparque Seridó

Marcos Nascimento, o maior incentivador do Geoparque Seidó, e a turma de guias de turismo
Marcos Nascimento, o maior incentivador do Geoparque Seidó, e a turma de guias de turismo

O Sindicato dos Guias de Turismo do RN, em parceria com a coordenação do projeto Geoparque Seridó, da UFRN, promoveu nesta semana o curso “Técnicas de Guiamento em Geoturismo”.

O programa teve uma parada inicial na Via Costeira, com a finalidade de abordar a geodiversidade do litoral potiguar, principalmente das paisagens que envolvem praia, dunas e falésias.

Após essa parada o grupo se deslocou para a região do Geoparque Seridó, onde conheceu os diferentes atrativos geoturísticos do território.

Acompanhados pelo professor Marcos Nascimento, os alunos/guias visitaram os geossítios Serra Verde (Cerro Corá), Xiquexique (Carnaúba dos Dantas) e Mirador (Parelhas).

Em todos os locais foi abordada a geodiversidade (rochas, paisagens e geoformas), aliada à biodiversidade (fauna e flora) e aos aspectos históricos e culturais (arte rupestre, artefatos antigos e lendas), além das peculiaridades da região.

Esta ampla ação de interiorização do turismo potiguar merece apoio
Esta ampla ação de interiorização do turismo potiguar merece apoio