Maranhão se candidata ao empréstimo do Prodetur

O Maranhão, que ainda não foi beneficiado pelos empréstimos do Prodetur, é o 19º estado a se candidatar à linha de crédito de US$ 1 bilhão do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para aplicar em projetos de interesse turístico. A carta-consulta, porém, ainda não foi aprovada.
O estado, na verdade, andou à margem dos principais acontecimentos turísticos nacionais até alguns anos atrás, mas vem recuperando “terreno” ao participar das principais feiras e debates do setor.
No ano passado, por exemplo, em São Luís, foi realizado o I Salão de Turismo do Maranhão, com apoio da Abav-MA, Sebrae e Senac. O evento, em sua primeira edição, não reuniu muitos participantes de outros estados, mas serviu como oportunidade para pensar em estratégias para o turismo do Maranhão, a partir do lançamento de novos polos.
Um dos maiores avanços do turismo em São Luís, que ainda não conta com um parque hoteleiro amplo e moderno, foi a temporada de vôos charteres procedentes de Lisboa, no ano passado.
Os turistas portugueses, cuja grande maioria se hospedou no Pestana São Luís, elogiaram muito os atrativos do Maranhão, que vão da História a recantos paradisíacos como Alcântara, a uma hora de barco de São Luís.
