29 de novembro de 2023
Sem categoria

Ministro do Turismo assina ordens de serviço em Pernambuco

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, e o secretário estadual de Turismo, Sílvio Costa Filho, assinaram hoje (24), ao longo da reunião do Conselho de Turismo de Pernambuco, as ordens de serviço da restauração do sítio histórico do Engenho Monjope, localizado em Igarassu.
Também foram assinados os serviços de requalificação da Vila dos Remédios, em Fernando de Noronha; e a elaboração do plano de manejo da APA de Guadalupe. Pela primeira vez na históra uma reunião do Conetur-PE foi presidida por um ministro do Turismo.
Uma das principais ações do Programa de Desenvolvimento do Turismo do Nordeste (Prodetur NE 2), a requalificação do Engenho Monjope reconstitui não apenas parte do ciclo açucareiro pernambucano.
Ele é o único engenho que ainda mantém os quatro elementos: a casa grande, a capela, a senzala e a moita. Trata-se de um marco cultural para o atual desenvolvimento turístico da região. As atividades, que deverão ser concluídas até março de 2010, têm valor estimado de R$ 250 mil.
Outra ação que teve sua ordem de serviço assinada, assim como seu projeto apresentado, foi a restauração da Vila dos Remédios. Serão realizadas, além das prospecções arqueológicas, a recuperação do armazém de cereais, a consolidação das ruínas da Casa de Banho e de assoreamento de um trecho do riacho Mulungu.
A medida oferecerá novos equipamento de apoio ao Turismo e espaços de contemplação. O valor estimado do projeto é de R$ 1,8 milhão e o tempo previsto para a conclusão das obras é de seis meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *