Ministros de Turismo de 20 países estão reunidos na África do Sul. Brasil está presente
A força do mercado doméstico brasileiro na superação da crise financeira internacional foi destacada pelo ministro Luiz Barretto em seu discurso na I Reunião de Ministros de Turismo do G-20, o T-20, hoje pela manhã em Johanesburgo, África do Sul.
“O setor turístico experimentou os benefícios de uma economia interna aquecida no momento em que nossos principais mercados emissores internacionais se retraiam”, afirmou. O fórum reúne representantes das 19 maiores economias do mundo e o da União Europeia.
Clique AQUI para acessar o discurso do ministro Luiz Barretto.
A reunião de Ministros do Turismo pretende discutir a maior inserção da indústria do turismo na economia mundial e os meios de a atividade contribuir para a recuperação econômica mundial.
Nesse sentido, o ministro anfitrião, Martinus van Schalkwyk, disse no discurso de abertura que “o turismo não é só viagem, o voo de um ponto a outro; é infraestrutura, geração de emprego e preservação ambiental”.
De acordo com estimativas da Organização Mundial de Turismo (OMT), essa indústria gera 5% do Produto Interno Bruto (PIB) e 6% dos empregos no G-20.
Juntos, os 20 países presentes ao encontro respondem por 68% do fluxo mundial de turistas (estimado em 634 milhões de desembarques, em 2008) e 73% da receita gerada pelo setor (estimada em US$ 830 bilhões, igualmente em 2008).
É esse peso que os ministros reunidos em Johanesburgo querem demonstrar às populações e aos líderes políticos de seus países.