Novo Plano de Marketing Turístico Internacional será lançado no Rio na próxima segunda
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, apresentará, na abertura do Visit Brasil Summit, em 19 de maio, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, o novo Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil para o período de 2025 a 2028.
Construído em parceria com o Sebrae, o projeto sucede o Plano Aquarela, lançado há cerca de 20 anos junto com a Marca Brasil. O objetivo é reposicionar e fortalecer a identidade do país, ampliando estrategicamente a presença dos destinos brasileiros no mundo até 2028.
A nova estratégia de promoção marcará um novo momento do turismo internacional no Brasil. Traz consigo a mensagem de um Brasil único, mas diverso em sua dimensão continental, sua pluralidade de povos, culturas, história e biomas, com muito a apresentar, oferecer e contribuir com o mundo.
Entre os objetivos do novo plano está alavancar a imagem turística do Brasil no exterior, aumentar o número de turistas internacionais nos destinos brasileiros, aumentar a receita turística com viagens internacionais ao país, promover a distribuição equilibrada e sustentável do fluxo turístico internacional por todo o território nacional e fortalecer a gestão de atores de interesse para potencializar a competitividade turística internacional do Brasil.
A efetividade deste trabalho vai propiciar ambientes de negócio fortalecidos, fomentar o empreendedorismo, sustentabilidade e autoestima cultural, além de gerar emprego e renda em todos os destinos do país.
Liderada pela equipe técnica da Embratur, a nova estratégia de marketing turístico foi desenvolvida com a participação ativa de diversos atores, incluindo representantes do trade turístico nacional e internacional.
Os estados brasileiros também indicaram pontos focais que contribuíram diretamente para a construção do documento. Representantes das secretarias estaduais de Turismo e dos Sebraes estaduais participaram do processo, que contou ainda com o apoio da FGV e da consultoria da Dream Factory.
A Embratur também realizou uma pesquisa aberta, em três idiomas, voltada ao trade nacional e internacional, obtendo 2.458 respostas. Além disso, foram ouvidos gestores públicos e privados, empresários, trabalhadores do setor e pesquisadores, ampliando a escuta e garantindo uma base sólida e representativa para o plano.
O plano ainda passou por validação no Encontro de Gestores de Turismo do Sebrae, na Câmara Técnica de Promoção e Apoio à Comercialização do Turismo e na 64ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Turismo.
Visit Brasil Summit
O Visit Brasil Summit, palco para apresentação do novo plano, é uma iniciativa inédita da Embratur, em parceria com o Sebrae, e terá como tema “Futuro do Turismo, Turismo do Futuro”.
O evento foi idealizado para promover uma série de painéis e debates com autoridades, especialistas e referências culturais, ambientais e do turismo no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Um marco na agenda do setor no país, o evento surge como um espaço de debates e cocriação de estratégias para fortalecer o posicionamento brasileiro como destino competitivo e atrativo para diferentes perfis de turistas internacionais.
