22 de maio de 2024
Sem categoria

Pesquisa mostra que turismo no Brasil crescerá, este ano, o dobro do projetado para o PIB

Impulsionado pela abundante oferta de crédito de longo prazo, com parcelamento que chega a dois anos, e pelo crescimento do emprego e da renda no mercado interno, o setor de turismo vai crescer neste ano o dobro do projetado para o Produto Interno Bruto (PIB).
Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) com as 80 principais companhias do setor no País revela que o volume de negócios ligados ao turismo aumentará, em média, 14,6% este ano em relação a 2009. Em igual período, o PIB deve crescer cerca de 7%.
A pesquisa, que consultou nove segmentos do turismo, de empresas de transporte aéreo a locadoras de automóveis e hotéis, mostra que, no geral, 92% das companhias esperam neste ano crescimento nas vendas em relação a 2009, 7% estabilidade e apenas 1% queda.
Os segmentos que projetam os maiores acréscimos nos volumes de negócios são empresas aéreas (21,2%), operadoras de viagem (18,3%), turismo receptivo, que inclui bares e restaurantes (17,9%) e locadoras de automóveis (15%).

Só no primeiro semestre, o volume de desembarques aéreos domésticos cresceu cerca 30% na comparação com igual período de 2009. Isso mostra que, com mais dinheiro e o câmbio favorável – na sexta-feira passada o dólar fechou cotado a R$ 1,76, o menor nível em dois meses –, o brasileiro está tomando gosto pelas viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *