24 de maio de 2024
Sem categoria

Secretários de Turismo discutem a descentralização do setor durante o Salão

Fortalecer os colegiados regionais e municipais para garantir a implementação e a continuidade das ações previstas na política de gestão descentralizada do Ministério do Turismo.
Esse foi um dos principais desafios apontados em reunião dos Secretários Executivos dos Fóruns e Conselhos Estaduais, realizada ontem (27) no Salão do Turismo.
“Precisamos avançar, mesmo com as limitações impostas pelas diferenças regionais”, disse o diretor do Departamento de Planejamento e Avaliação do MTur, José Roberto Falcão, dirigindo-se aos secretários reunidos em São Paulo.
“Não podemos buscar um modelo único de representação. A atuação efetiva dessas instâncias de gestão do turismo é fundamental para garantir sua continuidade”, acrescentou.
Na reunião foram tratados assuntos como a inventariação da oferta turística dos destinos brasileiros e a operacionalização do Sistema de Informações dos Fóruns e Conselhos Estaduais de Turismo (Sicet).
As discussões envolveram ainda o conjunto de ferramentas de levantamento, registro e análise de informações nas 27 Unidades da Federação.
Os colegiados estaduais e municipais são o canal para a constituição de uma rede de gestão descentralizada e de apoio ao desenvolvimento de políticas articuladas com o modelo nacional. Eles são também os principais interlocutores do Ministério do Turismo na execução da Política Nacional de Turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *