Secretários de Turismo do RN participam de lançamento do Plano Aquarela
O Ministério do Turismo, por intermédio da Embratur, lançou ontem, no Rio de Janeiro, o plano Aquarela 2010/2020 – Marketing Turístico Internacional do Brasil.
Trata-se do planejamento estratégico da promoção internacional do turismo brasileiro, com destaque para a Copa do Mundo no Brasil em 2014 e os Jogos Olímpicos no Rio em 2016.
O evento, que aconteceu no Hotel Intercontinental, contou com a presença do ministro do Turismo, Luiz Barretto, de vários secretários de estado e das capitais-sedes da Copa.
O secretário de Turismo do RN, Fernando Fernandes, e o sub-secretário Armando José participaram do evento, assim como o secretário de Turismo de Natal, Francisco Soares Junior.
A presidente da Embratur, Jeanine Pires, e o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marcelo Pedrozo, apresentaram detalhadamente todas as etapas do plano.
Serão realizadas, em 2010, 256 ações promocionais do Brasil, entre feiras, workshops, roadshows e apoio a parceiros. O investimento é da ordem de R$ 140 milhões. Para ações de publicidade serão investidos mais R$ 90 milhões, além de R$ 10 milhões para ações na internet.
Em todas as ações haverá destaque especial para os estados que sediarão a Copa em 2014, em especial na produção de um vídeo e um livro que serão amplamente distribuídos nos mercados de maior interesse para o país.
No intuito de dar uniformidade ao material, será enviado para os estados um manual de comunicação que já está sendo produzido, para que dessa forma tudo que se produza pelos estados tenha a cara do Brasil, de acordo com o plano aquerela.
Europa e América do Sul serão priorizadas, seguidas pelos EUA e Ásia. Dentro deste contexto, cada estado priorizará aqueles que forem tecnicamente mais importantes.
O detalhamento das ações para 2010 já se encontra disponível no site www.braziltour.com/network.
