Veja detalhes do discurso do ministro do Turismo na inauguração do Salão

O V Salão do Turismo – Roteiros do Brasil só será aberto oficialmente às 14 horas, mas a solenidade de inauguração, com a presença de diversas autoridades, aconteceu há pouco, no Centro de Convenções Elis Regina, do Parque Anhembi.
Em meio a vários discursos – até o ministro da Pesca, Altemir Gregolin, falou na ocasião -, o pronunciamento mais esperado (e mais demorado) foi do ministro do Turismo, Luiz Barretto.
Ele enfatizou, em seu discurso, a importância de operadoras e agências de viagens criarem, cada vez mais, programas para as classes C e D, que estão fazendo turismo como nunca.
Barretto também lembrou que o Ministério do Turismo investiu, de 2004 a 2009, R$ 200 milhões em qualificação profissional, item importante na indústria do turismo.
A parceria com a Infraero, segundo o ministro, foi fundamental para veicular a mensagem “Se você é brasileiro, está na hora de visitar o Brasil” nos principais aeroportos do Brasil.
Ainda segundo Luiz Barretto, os números do turismo internacional ainda não são expressivos devido à própria localização geográfica do país, muito distante dos principais pólos emissores mundiais.
Ele lembrou que a OMT (Organização Mundial do Turismo) divulgou recentemente que a tendência do turismo em todo o mundo continua a ser de viagens de até quatro horas de duração.
Mesmo assim, disse o ministro, o Brasil já conta com 970 voos internacionais atualmente, a cargo de 35 empresas estrangeiras.
