24 de abril de 2024
Natal

Ambulantes do Alecrim começam a aceitar projeto de reurbanização proposto pela Prefeitura de Natal

“Desde a primeira reunião que a Semsur tentou realizar, nosso propósito era esse: ouvir as sugestões dos trabalhadores e trabalhadoras que comercializam nas calçadas do Alecrim para encontrarmos as soluções mais viáveis para a readequação da calçadas e sua liberação para os pedestres. Finalmente estamos caminhando para um bom termo.” A afirmação do titular da Secretaria de Serviços Urbanos de Natal, Jonny de Araújo Costa, após a reunião realizada na segunda (30), com a comissão dos ambulantes do Alecrim e os vereadores Sandro Pimentel e Cícero Martins comprovam o tom amistoso que marcou as conversas.

Tendo como pauta principal a apresentação do quantitativo de trabalhadores e trabalhadoras que têm bancas nas ruas onde haverá o reordenamento, a reunião indicou números muito semelhantes entre os apurados pela Secretaria e os apresentados pelos ambulantes. O levantamento de dados dos comerciantes informais foi realizado entre os dias 17 e 25 de outubro, por uma equipe composta por dois fiscais da Semsur e cinco auxiliares de campo, além do Chefe do Setor de Controle de Bancas de Revistas, Quiosques e Ambulantes – SCBRQA. Na oportunidade houve a coleta dos seguintes dados pessoais com quem quis fornecer as informações: nome; CPF; telefone; endereço; RG.

Planejamento

No levantamento da SEMSUR, foram registrados 359 distribuídos nas várias ruas (ver quadro abaixo). Além destes há ainda oito pessoas que não quiseram fornecer seus dados para a equipe de Fiscalização, o que totaliza 367 camelôs. Nas contas da comissão, há 25 pessoas a mais. “Vamos trabalhar com o número apresentado pela comissão para fins de planejamento da relocalização dos trabalhadores. Quando o cadastramento for realizado, possíveis distorções serão corrigidas”, garantiu o secretário.

O cadastramento é necessário para que seja traçado o perfil sócio-econômico dos ambulantes. A SEMSUR vai saber quantas pessoas comercializam produtos nas calçadas, o que vendem, onde vendem, há quanto tempo, o perfil sócio-familiar, se têm filhos menores, se são casados, se são beneficiários de programas de transferência de renda, entre outras informações. O cadastro que será iniciado em breve terá esse objetivo.

Reunião_Ordenamento do Alecrim_30.10.17 (1)