Ícone do site Blog do Heitor Gregório

Grande acervo de matrizes de gravura popular será doado ao Museu Câmara Cascudo

Um dos principais acervos do Brasil de matrizes de gravura popular correu o risco de ir para fora do país.

A “Coleção Roberto Benjamin” com 204 exemplares despertou o interesse de uma universidade americana, mas graças a uma operação que envolveu a Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura – FUNPEC e o Museu Câmara Cascudo, ela ficará no RN.

A doação será oficializada nesta quarta (10), no Gabinete da Reitoria na UFRN.

O acervo pertencia ao renomado pesquisador e folclorista pernambucano Roberto Benjamin. Ele faleceu em 2013, mas ainda em vida expressou o desejo que sua preciosa coleção fosse doada a Marcelo Soares, amigo de longa data e famoso xilógrafo popular.

 Em posse das obras, Marcelo passou a oferecê-las a instituições culturais, despertando o interesse de uma universidade americana, que já havia demonstrado interesse em comprar a rica coleção de 4 mil folhetos de cordel deixada por Roberto Benjamin.

Para impedir que mais uma preciosa parte da cultura brasileira fosse para o exterior, a FUNPEC foi mais ágil e comprou a coleção que será doada à UFRN, para integrar o acervo do Museu Câmara Cascudo. No museu, as obras serão cadastradas como “Coleção Roberto Benjamin/FUNPEC de gravura popular”.

Sair da versão mobile