15 de maio de 2024
Política

Marinha realiza Ação Cívico-Social no Instituto Juvino Barreto nesta quinta-feira (16)

Durante o evento, serão ofertados aos idosos atendimentos de saúde, bem como palestras, dentre outros serviços e será comemorado o Dia das Mães do Abrigo.

A Marinha do Brasil realizará, nesta quinta-feira (16), das 9h às 16h, uma Ação Cívico-Social (ACiSo) no Instituto Juvino Barreto, instituição filantrópica que abriga mais de 80 idosos na cidade de Natal, RN. O evento iniciará a programação pela manhã, com um cerimonial à bandeira narrado, no qual será executado o Hino Nacional pela Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal (GptFNNa).

Na sequência da ACiSo, serão disponibilizadas ações de saúde coordenadas pelo Núcleo de Atendimento ao Idoso na Marinha (NAIM) do Hospital Naval de Natal (HNNa). Os idosos terão acesso, além do serviço de barbearia, a avaliações de geriatria e de odontologia, com aferição de pressão arterial e peso corpóreo.

No período da tarde, ocorrerão apresentações do Coral e do Sexteto do Abrigo do Marinheiro. Na ocasião, também serão proferidas palestras para cuidadores nos campos da geriatria, odontologia, psicologia e fisioterapia. O HNNa distribuirá gratuitamente medicamentos, realizará atividades de estimulação da memória e dança terapêutica.

Durante os atendimentos, os idosos poderão conhecer um pouco acerca das tradições e operações navais por meio de exposição de equipamentos de mergulho e oficina de nós e voltas; sinalização náutica, oficina de semáforas e código morse. As oficinas serão efetuadas pelo Comando de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE), pelo Serviço de Sinalização Náutica do Nordeste (SSN-3) e pela Estação Radiogoniométrica da Marinha em Natal (ERMN). No encerramento da atividade haverá a participação da Banda Fuzinat, conjunto musical composto por militares do GptFNNa.

Esta ACiSo contempla, ainda, o auxílio na manutenção de infraestruturas do Juvino Barreto. Nesse sentido, o Com3ºDN vem empregando, desde o dia 13 de maio, militares na execução de serviços hidráulicos, elétricos, dentre outros pequenos reparos a fim de melhorar os ambientes internos do Abrigo. As restaurações estão sendo coordenadas pelo GptFNNa e executadas pelas seguintes Organizações Militares: BNN; ComGptPatNavNE; Centro de Intendência da Marinha em Natal e ERMN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *