Ícone do site Blog do Heitor Gregório

Refrigerante diet pode causar doença cardíaca

Por The New York Times

Um novo estudo epidemiológico com duração de 10 anos descobriu uma associação entre refrigerantes e doença cardiovascular.

A pesquisa vai além de alguns estudos que sugeriram que o consumo de refrigerantes dietéticos pode estar associado ao diabetes tipo 2 e ao desenvolvimento de uma doença conhecida como síndrome metabólica (pressão arterial alta, obesidade abdominal e outros fatores de risco).

A análise foi publicada online no The Journal of General Internal Medicine e envolveu 2.564 pessoas adultas, com mais de 40 anos, que vivem em Nova York. Os pesquisadores descobriram que o consumo de refrigerantes, dietéticos ou não, estava associado a diversos fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Mesmo após levar em conta muitos desses riscos, incluindo o diabetes, os pesquisadores descobriram que o consumo diário de refrigerante dietético continuava associado, de forma independente, ao aumento do risco de derrame, ataque cardíaco e morte. As razões para a associação não estão claras, afirmaram os autores, e os resultados devem ser interpretados com cautela.

“A mensagem para os que bebem refrigerantes é que não fiquem alarmados”, afirmou Hannah Gardener, principal autora do estudo e epidemiologista da Universidade de Miami. “Descobrimos uma associação, que pode ser atribuída ao acaso ou a outras variáveis que não foram medidas”, afirmou.

Contudo, Gardener complementou que se as pessoas pararem de beber refrigerante dietético, elas “não perderão nenhuma vitamina ou minerais importantes”.

Sair da versão mobile