19 de maio de 2024
Natal

Semut notifica contribuintes com pendências fiscais

A Secretaria de Tributação de Natal (Semut) informou nesta segunda-feira (29) que 633 contribuintes que aderiram aos regimes de renegociação de débitos estabelecidos pelo órgão não cumpriram com suas obrigações e estão correndo o risco de perderem os benefícios do acordo e verem seus processos de execução fiscal reativados. A equipe da Semut enviou uma notificação via e-mail, alertando que os contribuintes enquadrados nesta situação só têm até o próximo domingo (05) para ficarem em dia com as suas obrigações fiscais perante o Município. 

“Inovamos, enviando esse alerta via e-mail para chamar esses contribuintes. Na correria diária, eventualmente, acabamos esquecendo desses prazos. Então fazemos esse apelo ao cidadão que parcelou seus débitos e porventura ainda não os pagou a buscar cumprir o acordado”, lembrou o titular da Semut, secretário Ludenilson Lopes. Ele ressaltou ainda que, se esses contribuintes perderem o parcelamento e buscarem uma nova  renegociação das dívidas, as condições estabelecidas pelo Município serão restritos ao fracionamento da dívida em apenas 12 parcelas, com o pagamento da entrada para confirmação do acordo de 20%.

“É fundamental que o contribuinte mantenha sua situação fiscal em dia. Em caso de não cumprimento dos acordos firmados e eventual retomada dos processos de execução fiscal, poderão ter seus bens penhorados e, em último caso, os imóveis irem para leilão. Não é interesse da municipalidade chegarmos a esse ponto, por isso, reforçamos o pedido para que todos possam quitar seus débitos”, alerta o secretário.

Facilidade
O contribuinte que é correntista do Banco do Brasil pode consultar seus débitos de IPTU em tempo real de dentro da plataforma da instituição financeira. Utilizando o Aplicativo do BB para celular, o Internet Banking ou os terminais de auto atendimento do BB, é possível obter os débitos de IPTU vencidos ou a vencer, selecionar o que se deseja pagar e fazer o pagamento ou agendamento de maneira fácil e rápida, sem ter que obter carnês nem boletos com código de barras e sem ter que acessar os sites nem sistemas da Semut. 

Caso o contribuinte tenha alguma dificuldade neste passo a passo, pode recorrer ao atendimento via chat, também disponível no site da Semut. Este canal aparece disponível logo que a página é acessada. Outra forma de tirar dúvidas, ou mesmo o envio dos boletos, é pelos canais remotos via whatsapp. 

Foto: Alex Régis