Ícone do site Blog do Heitor Gregório

Vereador quer Dia Contra a Corrupção em Natal

O vereador Bertone Marinho (PMDB) apresentou Projeto de Lei, nesta quinta-feira (26), na Câmara Municipal de Natal, instituindo o dia 9 de dezembro como o Dia Municipal de Combate à Corrupção. Se aprovado, a data passará a fazer parte do Calendário Oficial do Município.

O Dia Internacional de Combate a Corrupção, 9 de dezembro, foi estabelecido pela Convenção das Nações Unidas e tem a finalidade de despertar na população uma reflexão sobre o tema e promover ações de combate à corrupção, considerando os prejuízos significativos, seja no âmbito público ou privado, que ela causa a sociedade.

Causa direta ou indireta de diversos problemas socioeconômicos, a corrupção é um dos aspectos mais questionados pela sociedade. “Estabelecer uma data para se refletir sobre esta problemática e para se pensar alternativas para combater práticas corruptas poderá contribuir educativamente, estimulando a população a se engajar na causa, estimulando ações éticas e proativas, promovendo encontros e debates com as comunidades e instituições no âmbito de Natal e, aos poucos, desconstruindo a cultura do ‘levar vantagem em tudo’”, observa o vereador.

O Brasil piorou no quesito corrupção do Índice Mundial de Justiça, caindo da 45ª posição, em 2014, para a 55ª entre os 102 países incluídos no levantamento, feito pelaWorld Justice Project (WJP, sigla em inglês), uma organização independente que elaborou um estudo para classificar os países segundo o índice do Estado de Direito no mundo.

Ver. Bertone Marinho - Foto ELPÃ-DIO JÚNIOR

 

Sair da versão mobile