{"id":143231,"date":"2021-08-16T21:32:40","date_gmt":"2021-08-17T00:32:40","guid":{"rendered":"https:\/\/blog.tribunadonorte.com.br\/heitorgregorio\/?p=143231"},"modified":"2021-08-16T21:32:40","modified_gmt":"2021-08-17T00:32:40","slug":"china-fecha-porto-por-causa-de-covid-e-causa-engarrafamento-de-350-navios","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/blog.tribunadonorte.com.br\/heitorgregorio\/china-fecha-porto-por-causa-de-covid-e-causa-engarrafamento-de-350-navios\/","title":{"rendered":"China fecha porto por causa de covid e causa engarrafamento de 350 navios"},"content":{"rendered":"\n
Por Ag\u00eancia O Globo<\/strong><\/p>\n\n\n\n O fechamento de um terminal no terceiro porto de cont\u00eaineres mais movimentado do mundo \u00e9 o mais novo sinal de que uma nova turbul\u00eancia no transporte mar\u00edtimo mundial pode ocorrer. O epis\u00f3dio levanta temores de novas filas de embarca\u00e7\u00f5es, como as vistas quando o navio Ever Given encalhou no Canal de Suez, em mar\u00e7o, bloqueando uma das hidrovias mais importantes para o com\u00e9rcio mundial.<\/p>\n\n\n\n De acordo com o jornal Financial Times, um surto de coronav\u00edrus levou a uma paralisa\u00e7\u00e3o parcial do porto de Ningbo-Zhoushan na semana passada, e a suspens\u00e3o do transporte de cont\u00eaineres de entrada e sa\u00edda reduziu a capacidade do porto em um quinto.<\/p>\n\n\n\n Com isso, cerca de 350 navios porta-cont\u00eaineres est\u00e3o esperando fora dos portos para seguir viagem, de acordo com a VesselsValue, que monitora o tr\u00e1fego de embarca\u00e7\u00f5es do mundo.<\/p>\n\n\n\n A diferen\u00e7a para o caso do Ever Given \u00e9 que a fila, na ocasi\u00e3o, era concentrada em um \u00fanico ponto, no Canal de Suez. Agora, as embarca\u00e7\u00f5es est\u00e3o paradas em diferentes portos, esperando sinal verde para seguir rumo ao terminal chin\u00eas.<\/p>\n\n\n\n Frete 10 vezes mais caro<\/strong><\/p>\n\n\n\n O congestionamento elevou a capacidade ociosa da frota global para 4,6%, acima dos 3,5 % no m\u00eas passado, de acordo com dados da Clarksons Platou Securities.<\/p>\n\n\n\n O engarrafamento de cargueiros j\u00e1 se refletiu sobre os pre\u00e7os do frete, que dispararam para cerca de US$ 15.800, considerando o transporte de um cont\u00eainer de 40 p\u00e9s da China para a costa oeste dos EUA \u2014 um salto de dez vezes em rela\u00e7\u00e3o ao n\u00edvel pr\u00e9-pandemia, de acordo com o provedor de dados Freightos.<\/p>\n\n\n\n O movimento de alta nos pre\u00e7os j\u00e1 vinha ocorrendo desde o in\u00edcio da pandemia e piorou com o encalhe do Ever Given. O navio voltou a navegar em julho, ap\u00f3s quase quatro meses engalhado.<\/p>\n\n\n\n Lars Mikael Jensen, chefe da rede oce\u00e2nica global da Maersk, o maior grupo de transporte de cont\u00eaineres do mundo, disse que a situa\u00e7\u00e3o n\u00e3o tem mostrado sinais de melhora desde o surgimento da variante Delta da Covid.<\/p>\n\n\n\n Gargalo no setor de m\u00f3veis<\/strong><\/p>\n\n\n\n O aumento explosivo dos fretes, combinado com atrasos no fornecimento, ter\u00e1 consequ\u00eancias significativas para a cadeira de suprimentos global, segundo John Glen, economista-chefe do Chartered Institute of Procurement and Supply.<\/p>\n\n\n\n Embora ele tenha enfatizado que o fornecimento da maioria dos bens ainda era \u201csuficiente, sen\u00e3o abundante\u201d, havia problemas espec\u00edficos para produtos volumosos e de baixo valor, como espuma para fornecedores de m\u00f3veis e luzes de fada.<\/p>\n\n\n\n “Agora \u00e9 o ponto cr\u00edtico para o abastecimento da Europa na \u00e9poca do Natal”, disse Glen ao jornal brit\u00e2nico, acrescentando que a escassez prevista de produtos sazonais aumentaria a infla\u00e7\u00e3o porque \u201cn\u00e3o h\u00e1 solu\u00e7\u00e3o de curto prazo e o problema n\u00e3o vai desaparecer logo\u201d.<\/p>\n\n\n\n O surto de Covid no porto chin\u00eas se segue a outro surto registrado em maio, que levou a um fechamento de tr\u00eas semanas do terminal de Yantian, em Shenzhen, e criou efeitos colaterais no transporte mar\u00edtimo internacional, agravando a falta de pe\u00e7as em alguns setores.<\/p>\n\n\n\n A reportagem do FT lembra que as interrup\u00e7\u00f5es no fornecimento come\u00e7aram no segundo semestre do ano passado, depois que a demanda por produtos despencou com o agravamento da pandemia e as transportadoras cortaram as viagens.<\/p>\n\n\n\n Mas os consumidores come\u00e7aram a encomendar produtos online a um ritmo sem precedentes, criando gargalos de produ\u00e7\u00e3o e no transporte.<\/p>\n\n\n\n Amea\u00e7a ao com\u00e9rcio global<\/strong><\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m dos setores mais afetados, como automotivo e t\u00eaxtil, um n\u00famero crescente de empresas relata que est\u00e1 tendo dificuldade em atender a demanda e lutando contra as press\u00f5es para aumentar os pre\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n Na Europa, esses efeitos j\u00e1 podem ser vistos na fraca produ\u00e7\u00e3o industrial durante o ver\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n “As interrup\u00e7\u00f5es na cadeia de suprimentos provavelmente afetar\u00e3o a produ\u00e7\u00e3o industrial da zona do euro por algum tempo”, afirmou George Buckley, economista-chefe do Reino Unido e da zona do euro da Nomura, em entrevista ao jornal brit\u00e2nico.<\/p>\n\n\n\n Toda esta situa\u00e7\u00e3o tem um custo e, para muitas pequenas empresas tornou-se uma quest\u00e3o de sobreviv\u00eancia, principalmente para pa\u00edses em desenvolvimento que abastecem os mercados ocidentais.<\/p>\n\n\n\n “Acho que \u00e9 a maior amea\u00e7a que a economia enfrenta no momento. Est\u00e1 apenas come\u00e7ando a incomodar”, ressaltou Philip Edge, executivo-chefe da Edge Worldwide Logistics, uma transportadora de cargas com sede em Manchester.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Por Ag\u00eancia O Globo O fechamento de um terminal no terceiro porto de cont\u00eaineres mais movimentado do mundo \u00e9 o mais novo<\/p>\n","protected":false},"author":12,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[4055],"tags":[1746],"yoast_head":"\n